Implantação do Pelotão Ambiental é mais uma conquista das 70 ações de governo

Mais uma importante ação dentro dos 70 projetos de governo foi entregue no aniversário da cidade. Em uma solenidade que ocorreu nesta quarta-feira (13) na Delegacia de Polícia de Cordeirópolis. as autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo, os secretários municipais e os membros da polícia civil, se reuniram para inaugurar a nova sala do Pelotão Ambiental e também para a entrega dos novos coletes antibalísticos que integrarão a Guarda Municipal.

Criado por meio da Lei Municipal em 2017, o Pelotão Ambiental possui diversas atribuições, dentre elas a apuração de crimes contra a fauna e flora, disposição inadequada de resíduos, além de promover a educação Ambiental. Durante a cerimônia a vice-prefeita, Fátima Celin, destacou que é preciso conscientizar a população a denunciar cada vez mais os casos de maus-tratos e ambientes que costumam estressar e maltratar os animais. “Boa parte das ações realizadas pelo Pelotão vem após denúncias anônimas de locais onde são promovidos esses delitos contra a natureza e aos animais. Desta forma, é fundamental o apoio da sociedade em denunciar esta prática, que pela primeira vez terá um local fixo e um suporte da Prefeitura e da Secretaria de Meio Ambiente”, comentou.

O secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, explicou que o pelotão terá como base o patrulhamento preventivo, lavratura de notificações, embargos, auto de infração e registro de ocorrências. “Com esta instituição, temos guardas municipais com formação para atuarem nas diferentes demandas ambientais, sendo responsáveis em atuar juntamente com outras secretarias municipais, em especial às Secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Governo”, frisou.

Mais segurança

Dando continuidade as inaugurações do dia, foi realizada a entrega de 45 coletes para os homens e mulheres que integram a Guarda Municipal. Na ocasião, o secretário de Governo e Segurança, Nivaldo Menezes, destacou a importância dessa aquisição para o município. “Esses dispositivos servirão para a proteção da vida dos guardas e sua segurança individual. Lembrando que este importante equipamento de proteção irá contribuir na forma psicológica e técnica de agir, dando melhor qualidade de vida para o servidor e consequentemente à comunidade”, informou o secretário.