A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável está promovendo, em parceria com o Sindicato Rural de Limeira e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o curso gratuito de capacitação para prevenção de acidentes com animais peçonhentos. As inscrições estão abertas e a qualificação ocorrerá nos dias 09 e 10 de outubro, no Teatro Municipal Ataliba Barrocas, Pátio da Estação.
O curso tem a intenção de criar subsídios para orientar os trabalhadores das áreas rurais, agentes técnicos e profissionais da área da saúde sobre medidas de prevenção contra acidentes envolvendo esse tipo de animais comuns na região.
O coordenador de agricultura, Maiko Zorzo, explicou sobre a maneira de defesa desses animais e quais deles são comuns na região de Cordeirópolis. “São considerados animais peçonhentos as cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, taturanas, vespas, formigas, abelhas e marimbondos que através de um mecanismo de caça e defesa, são capazes de injetar em suas presas uma substância tóxica produzida em seus corpos, diretamente de glândulas especializadas nos dente, ferrão, aguilhão por onde passa o veneno. Portanto, serão ensinadas algumas maneiras preventivas e como lidar com este tipo de animal, como manuseá-lo com cuidado, sem prejudicar seu ecossistema e a segurança de nós seres humanos”.
A capacitação contará com alimentação aos alunos e certificado de conclusão. Vale lembrar que esta capacitação será direcionada apenas para maiores de 18 anos e, contará com carga horária de 32 horas. Para efetuar as inscrições os interessados devem comparecer no PAT, localizado na Rua Antônio José Levy, 25, Vila dos Pinheiros, das 7h às 11h e das 12h às 16h, munidos com os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de endereço.