Junta do Serviço Militar entrega Certificado de Dispensa para 150 jovens de Cordeirópolis

Na última semana, 150 jovens que nasceram no ano 2000 participaram da solenidade de entrega do certificado de Dispensa de Incorporação. O ato cívico ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes “Governador Orestes Quércia” e contou com a presença do prefeito e presidente da Junta de Serviço Militar, Adinan Ortolan, da primeira-dama e secretária de Educação, Angelita Ortolan, do 1° tenente e delegado da 7ª Delegacia de Serviço Militar e Rio Claro, Dennis de Sousa Ferreira, do sargento da Polícia Militar de Cordeirópolis, Edson Fagundes de Oliveira, do secretário de Governo e Segurança Pública, Nivaldo Menezes e de Esporte e Lazer, Gilberto Marangon e a professora, Nelcy Sarah Pereira Dias, além dos jovens acompanhados de alguns familiares na entrega dos certificados.

Em seu discurso, Adinan Ortolan, falou sobre a importância do alistamento e os direitos concedidos aos jovens com a aquisição deste documento. “Hoje vocês estão conquistando uma etapa muito importante, ou seja, do alistamento militar. No nosso país existem três elementos essenciais que nos fazem ser cidadãos, a escolarização até o ensino médio, o processo de se tornar cidadão, poder definir os rumos de um país, de uma cidade, de um estado através do título de eleitor e a terceira forma de cidadania é o alistamento militar. Sendo assim, hoje vocês estão passando por essa terceira etapa e a partir de agora todos assumiram um compromisso de defender a pátria, a defesa de nossa nação, no trabalho, na escola, na valorização da família, amar a nossa pátria, colaborar com a comunidade, com a cidade e, assim, podendo ter um país cada vez melhor”.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, os jovens prestaram juramento à Bandeira Nacional. Após este momento, o 1º tenente e delegado da 7ª Delegacia de Serviço Militar de Rio Claro, Dennis de Sousa Ferreira, explicou sobre a dispensa militar, ato que possibilita a entrega de um documento que dispensa o cidadão do serviço militar obrigatório na condição de soldado. “Esses jovens recebem em sua cidade de origem o documento de dispensa e, embora dispensados, ficam à disposição, caso o Serviço Militar possa vir a precisar de efetivo, são esses reservistas que serão convocados para ajudar as Forças Armadas do Brasil”, explicou.