#MaioAmarelo: Prefeitura promove ações sobre segurança no trânsito nas escolas

A campanha Maio Amarelo tem movimento as escolas da rede municipal de Cordeirópolis, em especial os estudantes da Escola Maria Nazareth Stocco que participaram de uma palestra ministrada pelo guarda Civil, Rogério Nunes. Ação visa conscientizar os estudantes quanto aos riscos de acidentes no trânsito e contribuir com a educação de todos os usuários: motoristas e pedestres.

O desrespeito às sinalizações, acidentes fatais por causa da alta velocidade, uso de celular ao volante e a travessia segura na faixa de pedestres foram alguns dos principais temas debatidos na palestra que busca prevenir acidentes de trânsito. O encontro contou com a presença da secretária de Educação, Angelita Ortolan, da coordenadora do Ensino Fundamental, Eliane Boteon, do diretor, Marcio Elias, da coordenadora da escola, Geisa Chierice, além dos professores e alunos.

Durante a visita, a secretária destacou que a campanha alerta os condutores sobre a importância de preservar vidas, evitando o excesso de velocidade e respeitando o pedestre na faixa. “Os professores têm orientado os alunos sobre a importância de usar corretamente a faixa de pedestres por meio da palestra educativa com apoio dos agentes de trânsito, em que todos têm a oportunidade de tirar dúvidas e também orientar outras pessoas sobre o modo adequado de evitar acidentes e outras regras de trânsito”, relatou Angelita.

Repórteres no trânsito

As atividades deram sequência de um modo diferente. Os alunos foram até a Prefeitura encontrar com o prefeito, Adinan Ortolan e com o secretário de Governo, Segurança e Mobilidade Urbana, Nivaldo Menezes. Os estudantes aproveitaram a temática do Maio Amarelo e fizeram uma entrevista com o secretário e tiraram dúvidas sobre o trânsito na cidade e conversaram sobre a segurança nas escolas e nas ruas da cidade.

Durante a entrevista para os “repórteres mirins” o secretário da pasta reforçou sobre o serviço de sinalização que vem sendo realizado em frente às escolas, além de comentar sobre situações do cotidiano que podem auxiliar na boa convivência entre motoristas e pedestres. “Ao longo do ano foram quilômetros de sinalização horizontal, instalação de placas, demarcação de solo, lombadas. Todo esse trabalho é constante, por isso que é necessário a colaboração de todos, principalmente das crianças para que elas sejam multiplicadores da boa informação e das boas ações no trânsito”, destacou Menezes.