Mais de 200 pessoas participam do 4° Fórum de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

Mulheres, homens, estudantes e autoridades participaram na manhã desta quarta-feira (07) do 4° Fórum de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, com o tema: “Violência Psicológica: a violência que ninguém vê”, que aprofundou o entendimento sobre as expressões da violência psicológica que muitas vezes não deixa marcas físicas, no entanto é prejudicial para a saúde mental.

Participaram também deste encontro a vice-prefeita, Fátima Celin, a secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Elaine Siqueira, o secretário de Governo, Nivaldo Menezes, a secretária de Educação e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Angelita Ortolan, representando o Poder Legislativo, Sandra Cristina dos Santos, a diretora regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba, Maria Germeck, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Izabel Aparecida do Amaral, secretários, guardas municipais e estudantes das escolas estaduais Coronel José Levy, Jamil Abrahão Saad e Professor Odécio Lucke, além da população de Cordeirópolis.

Abrindo as manifestações, a secretária da Mulher, Elaine Siqueira, agradeceu a presença de todos, em especial dos jovens e dos profissionais da área social que juntos discutiram novas estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher no município. Elaine ainda aproveitou para contar uma grande conquista que Cordeirópolis passará a ter a partir da implantação deste projeto. “Nesta terça-feira (06) os vereadores aprovaram o projeto de proteção a mulher vítima de violência, mais conhecido como “Anjo da Guarda da Mulher”, que faz parte das 70 ações de governo. Por conta disso, estamos muito felizes, pois teremos um avanço imenso em nossa cidade, ainda mais em um momento tão difícil que vivemos e conseguir avançar com às frentes de proteção as mulheres é fundamental”, explicou a secretária.

Defensora das causas sociais, principalmente das mulheres, a vice-prefeita, Fátima Celin, destacou o fortalecimento de todas as gerações e da realização de eventos que visam debater a vida sem violência. “Precisamos mudar a situação que estamos vivendo, se não ficará muito mais difícil de conseguirmos alcançar objetivos referentes à violência contra nós mulheres. No entanto, todas nós precisamos rever nossos conceitos e atitudes com o próximo, ou seja, com os amigos, a família, como tratamos as pessoas?”, deixou essa reflexão à vice-prefeita que aproveitou também para falar às mulheres que a insegurança do presente e incerteza do futuro não podem tirar a sua coragem e nem o seu entusiasmo.

A vereadora, Sandra Santos, que votou a favor deste projeto falou da importância para as mulheres. “A violência no país cresce a cada dia e implantar projetos que ajudam a diminuí-la é um passo muito grande. Cordeirópolis vem passando por uma transformação e agora com essa aprovação, pode-se dizer que é um marco para a nossa cidade. Além de auxiliar a mulher, ele garantirá a efetividade da Lei Maria da Penha e entregará ações para enfrentar a violência contra a mulher”, lembrou a vereadora.

Após as declarações das autoridades, o público acompanhou palestras voltadas para a violência psicológica, com a psicóloga, Ana Cláudia Almeida, o papel da mulher e do homem na sociedade, com o professor de Filosofia e Sociologia, Sérgio Flávio Barbosa e, por fim, como funciona o projeto “Anjo da Guarda da Mulher” na cidade de Santa Bárbara d’Oeste. Quem explicou e trouxe informações foi o Guarda Municipal, Marcelo Vieira do Nascimento.