Meio Ambiente realiza palestra e mobiliza 3ª Idade

Aconteceu hoje em Cordeirópolis mais um evento alusivo a Semana do Meio Ambiente. O encontro aconteceu no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e teve como tema o retorno do Intereco – (Interação Entre Terceira Idade e Meio Ambiente) e também o Pelotão Ambiental de Cordeirópolis.

A abertura foi feita pelo secretário de Meio Ambiente e Negócios Jurídicos da Prefeitura, Joaquim Dutra, que falou sobre a retomada do Intereco. “Queremos reativar o Intereco e com isso montar uma frente de trabalho com a participação de toda sociedade”, disse.

Sobre o Pelotão Ambiental, Dutra disse que o município já encaminhou a Lei para Câmara e que agora a prefeitura segue com os acertos finais para implantação do programa. “A ideia é termos duas ou quatro pessoas da Guarda Municipal com viaturas específicas e também conhecimentos adequados parar fiscalizar, abordar e autuar quando necessários em ações de meio ambiente”, explicou.

O evento contou ainda com a participação do secretário de Segurança de Limeira, Francisco Alves, que durante seu palestra falou um pouco de sua experiência enquanto secretário, durante o processo de implantação do pelotão ambiental. “No começo tínhamos altos índices de crimes na zona rural, mas com a implementação do Pelotão Ambiental junto com tecnologias de segurança e apoio da população conseguimos reunir muito esses índices”, destacou.

Ervas

Além das palestras, a Secretaria de Meio Ambiente disponibilizou diversos panfletos e também trouxe ao CCI várias mudas de plantas e ervas medicinais, para que os participantes pudessem conhecer e até levar para casa. “Eu achei ótimo. Falar sobre o meio ambiente é muito bom ajuda a gente ficar consciente e contribui para que cada um faça sua parte”, disse a aposentada Dora Tamiazo, 75 anos.

Ao final também foram servidos chás feito com ervas naturais e entregues aos participantes materiais sobre conscientização ambiental.