Começa a 39ª semana da Citricultura e a 43ª Expocitros em Cordeirópolis

A 39ª edição da Semana da Citricultura e a 43ª Expocitros, foram iniciadas nesta segunda-feira (05), no Centro de Citricultura Sylvio Moreira (CCSM), do Instituto Agronômico (IAC), em Cordeirópolis. O evento é tradição e referência na área de citros e tem como objetivo abordar os principais desafios da citricultura paulista e também reunir os maiores especialistas do setor.

A feira seguirá até quinta-feira (08), com uma programação voltada aos citricultores, pesquisadores, agrônomos, estudantes e profissionais de agricultura, além de oferecer palestras e debates com os temas de fitossanidade, nutrição, inovação, economia e política, possibilitando uma ampla visão sobre o mercado atual da citricultura brasileira.

Na cerimônia de abertura, estavam presentes o prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan, a secretária de Educação, Angelita Ortolan, o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Marco Gomes, o deputado federal e secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, o superintendente do Ministério da Agricultura de São Paulo, Francisco Sérgio Ferreira Jardim, o deputado Federal, Nelson Marquezelli, o deputado estadual, Davi Zaia, o deputado estadual, Marco Vinholi, o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Orlando Melo de Castro, o diretor geral do Instituto Agronômico, Dr. Sérgio Augusto Morais Carbonell, o diretor do Centro de Citricultura Sylvio Moreira, Dr. Marcos Antonio Machado, dentre outras autoridades e empresas presentes.

Na ocasião, o prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan, destacou que é um orgulho para a cidade ter um centro de pesquisa bem cuidado e organizado. Ele também comentou sobre a importância deste local para a cidade, que tem a missão de aproximar os munícipes ao centro de pesquisa.“Frequento este local desde criança com os meus amigos e com o tempo vamos conhecendo efetivamente a importância deste centro para a agricultura do nosso país e do mundo.Hoje estamos vivendo em um mundo tecnológico, em que trocamos as coisas rapidamente. Por conta disso, o país tem que resgatar a importância do setor, que possui um papel importante para o país”, destacou.

No mesmo espaço também acontece a 43ª Expocitros, que reúne expositores dos setores de máquinas, equipamentos, insumos e defensivos. O Centro de Citricultura Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico é vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado e conta com o apoio da Prefeitura de Cordeirópolis, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Pular para o conteúdo