Mês da Mulher Negra

Profª Jenny Pereira Camargo

Referência Estadual na área da Educação e pioneira no ato aprender e ensinar em Cordeirópolis, Jenny Pereira Camargo, nasceu em 02 de dezembro de 1922, na cidade de Porto Ferreira/SP. Cursou o magistério na cidade de Pirassununga.

Dona Jenny saía de madrugada para enfrentar trens e ônibus lotados e mais tarde encarava o segundo turno que eram os afazeres domésticos. Muitas vezes ela precisou levar os filhos para a escola com ela, pois não tinha com quem deixá-los. Tirava-os cedinho da cama e na escola, juntava as carteiras que forradas serviam de cama até despertarem.

Em Cordeirópolis já morava sua mãe dona Maria Joana e dois de seus irmãos: Manoel e Octacílio Pereira, ambos ferroviários da antiga Companhia Paulista. O sonho de seu marido era aposentar-se e vir morar aqui. Sonho realizado, pois ele aposentou primeiro e só alguns meses depois é que ela conseguiu sua transferência para a Escola “Cel. José Levy”, onde permaneceu até aposentar-se no ano de 1980.

Cursou três faculdades: de Pedagogia, Administração Escolar e de Filosofia. Como mulher negra, enfrentou sim alguns desafios, mas superados com maestria diante de seu caráter, de seu profissionalismo. Jamais deu margem para duvidarem disso, sempre soube se impor. Ensinou o valor da educação, da honestidade, da fé, do amor ao próximo. Mulher guerreira, segura de seus direitos e ideais, firme em suas convicções. Mulher atenciosa, meiga, alegre, companheira, sempre presente, tanto nos momentos bons, como nos difíceis.

Durante toda sua trajetória foi motivo de muito orgulho, não só para a família, mas para todos aqueles que tiveram a honra e o privilégio de conhecê-la. Dona Jenny faleceu no dia 30 de abril de 2021, aos 98 anos de idade.

➡️O Centro de Educação Infantil (CEI) localizado no Jardim Lise, construído na gestão Adinan e Fátima, será concluído ainda este ano e levará seu Nome. A maior creche da cidade, homenageará uma das maiores educadoras que Cordeirópolis já conheceu.

Pular para o conteúdo