Momento saúde! Saiba as diferenças entre o resfriado, gripe comum e gripe H1N1

Com a mudança climática, as pessoas precisam ficar atentas com as alergias e doenças que ocorrem no dia a dia. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, explica qual a diferença e sintomas de um resfriado, gripe comum e gripe H1N1. “É importante esclarecer essas dúvidas à população, visando diagnosticar rapidamente os sintomas. Se houver suspeita que esteja com alguma dessas patologias, é essencial que o cidadão procure o posto de saúde mais próximo de sua residência para obter o atendimento do profissional e começar o quanto antes a realização da medicação correta”, lembrou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta.

Segundo a enfermeira, as pessoas costumam confundir um resfriado normal com a gripe H1N1. “O resfriado comum é uma doença parecida com a gripe. Os sintomas são tosse, dor de garganta e raramente produz febre e mal estar, diferente da gripe. Diante disso, para evitarmos essas doenças, precisamos fazer a nossa parte, realizando frequentemente uma boa higienização das mãos, com água e sabão, ou álcool 70%. Lembrando que uma pequena atitude previne não só a gripe e, sim outras patologias”, destaca.

Nayara ainda passa algumas dicas e cuidados que o cidadão deve ter antes e após a tosse. “Quando uma pessoa tosse deve automaticamente apoiar a boca no braço e jamais cobrir com as mãos, pois se ela realiza este procedimento de colocar as mãos em frente à boca, irá contaminar as pessoas que estão próximas a ela”, contou à enfermeira que lembra que todos os estabelecimentos devem oferecer condições aos seus clientes, para todos higienizarem suas mãos, evitando assim as doenças contagiosas.

Veja alguns sintomas de um resfriado, gripe comum e gripe H1N1:
Sintomas de resfriado:
– Não há febre, ou se houver é bem baixa;
– Tosse: de leve a moderada e dor de garganta e catarro moderados.
– O resfriado raramente causa calafrios;
– Cansaço, dores musculares e ardência nos olhos são sintomas muito leves;

Sintomas de gripe comum
– A febre não chega a 39º e a dor de cabeça é moderada;
– Causa calafrios esporadicamente;
– A tosse é bastante intensa e há catarro, nível forte, juntamente com congestão nasal;
– A ardência nos olhos é leve, o cansaço e as dores musculares são em nível moderado;

Sintomas de gripe H1N1
– A febre é bastante alta, mais de 39º e surge repentinamente; há dor de cabeça intensa;
– Pode causar também vômito e diarreia.
– Cansaço extremo, ardência nos olhos e dores musculares intensos;
– Provoca calafrios frequentes.

Pular para o conteúdo