Nascente do Lago União é escolhida para ser modelo de projeto ambiental

A Prefeitura Municipal de Cordeirópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente definiu nesta semana que uma das nascentes do município foi levantada pelo Programa “Refloresta Cordeirópolis” como nascente modelo. O local escolhido para se instituir o projeto fica dentro de um espaço de proteção ambiental no Lago União, uma área urbana da cidade. Os motivos que levaram a Secretaria a escolher esta nascente foi o fácil acesso da população, em especial os alunos da rede municipal de ensino que receberão informações educativas neste ambiente.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, a “Nascente Modelo” é uma das diretrizes constantes no programa ambiental “Município VerdeAzul” do Governo Estadual que tem como objetivo favorecer o entendimento educativo sobre Áreas de Preservação Permanente (APP) e a importância da educação ambiental para a proteção dos recursos naturais”, disse Dutra que ainda comentou. “A Prefeitura pretende ampliar as ações desenvolvidas no Lago União e instituí-lo como um dos espaços de educação ambiental para palestras, apresentações interativas e culturais, além de incentivar a utilização do espaço com área de lazer”, ressaltou.

O que é o Município VerdeAzul?

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as Prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado. Entre as 10 diretivas a serem cumpridas no ciclo de 2018 temos a diretiva Conselho Ambiental, na qual o município está buscando sua qualificação para obtenção dos pontos.