Nossa segurança é 1° lugar na região

Trabalho em equipe, agilidade e comprometimento são os fatores que levaram a Guarda Municipal de Cordeirópolis e o seu Sistema de Monitoramento a alcançar o 1° lugar na pesquisa realizada pelos Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (INDSAT) no primeiro trimestre de 2018. Com um índice alto de satisfação, o estudo mostrou uma avaliação de 745 pontos. A pesquisa foi feita nas cidades que pertencem ao Aglomerado Urbano de Piracicaba: Cordeirópolis, Conchal, Iracemápolis, Araras, Capivari, São Pedro, Leme, Limeira, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes.

Segundo o guarda civil e responsável pelo Centro de Vídeo de Monitoramento, Leonardo Maximiliano da Silva, este resultado engloba as mudanças que ocorreram nos últimos anos, visando um atendimento mais eficiente oferecido a população. “A implantação de tecnologias ajudou a melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Atualmente temos um sistema que mostra exatamente onde a viatura se encontra, assim realizamos um retorno imediato ao morador. Talvez o nosso grande diferencial seja o uso de tecnologia avançada e a proximidade que os nossos 47 profissionais têm com o munícipe”, destacou Silva que reforçou. “Temos uma frota totalmente renovada, contendo seis veículos e uma equipe bem preparada”.

Cidade modelo

O Sistema de Monitoramento possui 28 câmeras de segurança que operam 24h por dia e representam a principal ferramenta da Guarda Municipal, que atua juntamente com a Polícia Civil para identificar atitudes suspeitas. Este sistema que está localizado em pontos estratégicos do município tem o objetivo de proporcionar mais segurança aos moradores e no esclarecimento de crimes.

De acordo com Leonardo Maximiliano da Silva, um dos motivos que ajudou o sistema a se tornar referência na região, foi quando o mesmo passou a funcionar dentro da própria delegacia. “Após esta junção que ocorreu entre a Guarda Municipal e Polícia Civil, conseguimos obter as informações em tempo real, aproximando também todas as forças de segurança da cidade, facilitando principalmente a comunicação. Diante disso, entre 2016 e 2017 tivemos uma queda de 70% de criminalidade no município, o que reflete positivamente em outros índices”, concluiu.

Confira os dados da pesquisa:
Ótima: 11%
Boa: 62%