Novo termo de cooperação para entidades é assinado nesta quinta-feira (16) na Prefeitura de Cordeirópolis

A valorização do trabalho desenvolvido por cada entidade assistencial de Cordeirópolis é evidentemente reconhecido pela atual gestão, por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura e o Poder Legislativo. A parceria público e privado elevou o aumento dos repasses para cada instituição. De R$ 1.623.200,82 investidos em 2016, Cordeirópolis saltou para R$ 2.947.808,47 em 2019, elevando um aumento de 87,65%.

Para selar a parceria o prefeito, Adinan Ortolan e a vice-prefeita, Fátima Celin, receberam no Paço Municipal nesta quinta-feira (16) os presidentes, diretores e tesoureiros das oito entidades para a assinatura dos termos de Fomento, Colaboração e Cooperação de 2019. Entre eles estavam os vereadores e os secretários municipais, acompanhados dos representantes das seguintes entidades: Associação Cordeiropolense de Assistência Social à Comunidade (ACORAC), Ação Social e Educativa da Paróquia de Santo Antônio de Cordeirópolis (ACESAC), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação Trevisani Nel Mondo, Santa Casa de Limeira, Núcleo Assistencial Alvorada Cristã (Lar dos Velhinhos), Patrulha Mirim e Casa da Esperança.

Em seu discurso, o prefeito Adinan Ortolan, destacou que todas essas entidades trabalham muito, sendo motivo de orgulho para o município. “Tê-las atuando em nossa cidade é uma satisfação muito grande, pois elas realmente complementam os serviços do Poder Público. Uma vez que, se fosse para a Prefeitura assumir todo o serviço que elas fazem, gastaríamos muito mais e não teríamos a competência que eles têm para administrá-las. Outro fator importante, é a atuação dos vereadores, cada um deles tem direito a emenda impositiva e entenderam que uma parte deveria ser aplicada em prol das entidades, a fim de valorizar esse trabalho e reforçar a importância que tem para as pessoas que necessitam dessa ajuda”, relatou Ortolan.

A vice-prefeita, Fátima Celin, também relatou sobre este momento importante. “Quando olhamos para todos os cantos da cidade, enxergamos obras nas áreas de infraestrutura, segurança e lazer para o bem-estar das pessoas e, ao mesmo tempo, estamos aqui firmando novamente a parceria com as entidades, demonstrando que o governo caminha lado a lado naquilo que puxa o desenvolvimento e também no setor que interfere diretamente na vida dos moradores que se encontram nas suas situações mais difíceis. Temos que agradecê-los por cuidarem tão bem das pessoas, pois junto a administração vocês sempre terão apoio quando o assunto é a valorização do ser humano e amparo social”, ressaltou Fátima.

Representando as entidades, estava a coordenadora da APAE, Lia Buschinelli Della Coletta, em sua fala de agradecimento, ela destacou sobre a valorização do trabalho voluntário e a parceria público privado. “Há muitos anos as entidades trabalham pela defesa e garantia dos direitos das pessoas. Acreditamos que não podemos viver em um lugar bom e justo, sem que todos os direitos sejam respeitados. O objetivo de todas as entidades é um só, queremos viver em uma cidade justa! Então quando se fala em investimento, é muito importante que os cidadãos as visitem, pois temos uma riqueza que é o trabalho voluntário, mas ele sozinho não é capaz de suprir todas as necessidades de cada entidade. Sendo assim, é um compromisso utilizar muito bem este recurso, pois é fundamental para a nossa sobrevivência, então vamos continuar parceiros e sempre buscar o melhor”, expressou.