Novos membros do Conselho da Pessoa com deficiência tomam posse em Cordeirópolis

Mais um momento importante aconteceu nesta semana em Cordeirópolis. Estamos falando da posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O encontro foi realizado na Secretaria de Mulher e contou com a presença da vice-prefeita, Fátima Celin, da secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Elaine Siqueira, da conselheira Estadual, Valdirene Mira, dos vereadores Antônio Marcos (Lemão), Sandra Cristina dos Santos, além dos novos conselheiros e moradores da cidade e seus familiares.

Durante a cerimônia de posse, a secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Elaine Siqueira, apresentou os avanços desenvolvidos em prol da pessoa com deficiência e destacou que o Conselho é um órgão composto paritariamente pelo poder público e a sociedade civil e tem como objetivo propor, deliberar, acompanhar, fiscalizar as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, assegurando a participação e protagonismo desse segmento no município. “Além disso, é um canal importante de notificação dos casos de violência contra essas pessoas. É importante destacar, que o estatuto da pessoa com deficiência é um grande avanço na sociedade brasileira, pois passa a considerar a pessoa com deficiência “aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”, relatou.

A vice-prefeita, Fátima Celin, frisou que toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. Considere-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou reclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas. “Por entender que pessoas com deficiência são sujeitos de direitos, protagonistas de sua própria história a Secretaria da Mulher empossa hoje a nova gestão do Conselho Municipal, um órgão importante no exercício da democracia participativa”, disse a vice-prefeita.