Número de furtos e roubos cai 27% em Cordeirópolis

A segurança pública é uma pauta levada muito a sério pela Prefeitura de Cordeirópolis. O trabalho integrado entre Guarda Municipal, Sistema de Monitoramento, em conjunto com o apoio da Polícia Militar, tem sido essencial para alcançar este resultado e fez o número de ocorrências na cidade diminuir em aproximadamente 27%.

Este dado é referente à comparação entre os anos de 2018 e 2019. Em 2018 foram registradas 27 ocorrências de furto de veículos. Em 2019, o número caiu para 20. Já nos casos de furtos de celulares, carteiras, bicicletas e arrombamentos em residências, passaram de 301 ocorrências em 2018 para 220 em 2019.

Na categoria de roubos, que inclui celulares, estabelecimentos comerciais, transeuntes, entre outros, o número passou de 59 em 2018 para 43 casos em 2019. No ano retrasado, foram registrados 3 casos de homicídio e em 2019, um caso. Não houve registros de roubos a banco e veículos (dentro do perímetro urbano) em Cordeirópolis em 2018 e 2019.

Para que o número de ocorrências caísse, era necessário fazer investimentos na área da segurança pública. Pensando nisso, a Prefeitura realizou a aquisição de 35 novos coletes (investimento de R$ 60 mil), 35 armas (R$ 160 mil), 1500 cartuchos (R$ 15 mil), 4 viaturas (R$ 280 mil) e várias armas não letais (R$ 50 mil), além da ampliação do Sistema de Monitoramento (R$ 500 mil). Com as novas aquisições, foi ampliada a qualidade da segurança do município e os números mostram os bons resultados.

No geral, a quantidade de ocorrências em todas as categorias caiu de 2018 para 2019 no município. De acordo com o secretário de segurança, Nivaldo Menezes, os investimentos realizados nos últimos anos contribuem para estes números. “Além do trabalho integrado, é muito importante destacar que o planejamento e o empenho para realizar investimentos de infraestrutura e treinamento de pessoal marcam o nosso dia a dia”, destacou.