O céu ficará lindo! 2ª Copa Cordeirópolis de Balonismo terá início no dia 15 de junho

Entre os dias 15, 16 e 17 de junho o céu de Cordeirópolis ficará ainda mais bonito e com um colorido diferente. Isso porque ocorrerá a 2ª Copa Cordeirópolis de Balonismo, promovida pela Prefeitura Municipal, juntamente com a Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), por meio da Secretaria de Cultura. Esta atração faz parte da programação de aniversário da cidade, que no dia 13 de junho completará seus 70 anos.

Proporcionar eventos diferentes à população. É com esse objetivo que o prefeito, Adinan Ortolan, trará o campeonato pela segunda vez no município. “O ano passado realizamos este evento inédito e foi lindo ver os balões nos quatro cantos da cidade, além da competição acirrada entre os participantes. Este ano teremos a oportunidade de acompanhar novamente e ainda mais especial, já que a nossa cidade irá celebrar 70 anos. Por conta disso, fica o convite à população em prestigiar conosco esses dias de festas”, lembrou Ortolan.

De acordo com o presidente da CBB, Valdemir Taveira, este ano Cordeirópolis receberá a presença de 15 competidores de varias cidades, como Rio Claro, Santa Gertrudes, Piracicaba e São Paulo. “Serão três dias de competições, porém é importante reforçar aos moradores que desejam assistir este espetáculo, que o local de partida dos balões depende das condições do vento, por isso não teremos um local fixo de decolagem e pouso. No entanto, a nossa concentração ocorrerá no Centro de Convivência do Idoso (CCI)”, lembrou o presidente.

Confira a programação completa:
Dia 15 de junho: 14h – Lançamento da 2° Copa de Balonismo de Cordeirópolis e voo imprensa –– Centro de Convivência do Idoso;
Dia 15 de junho às 15h – Briefing e voos da competição;
Dia 16 de junho: 06h – Briefing e voos da competição;
Dia 16 de junho: 15h – Briefing e voos da competição;
Dia 16 de junho: 18h30 – Carreata Iluminada;
Dia 16 de junho – 19h00 – Night Glow (show de luzes com os balões iluminados) – Campo de Juventus;
Dia 17 de junho: 6h – Briefing e voos da competição;
Dia 17 de junho: 15h – Briefing e voos da competição;
Dia 17 de junho: 19h– Encerramento e premiação.

Como funciona o campeonato

As provas têm como objetivo atingir alvos previamente definidos, conforme as tarefas determinadas pela organização do campeonato, no entanto antes das provas há um encontro de pilotos e organizadores que se chama Briefing e nessa reunião são apresentadas as tarefas da prova do dia.

Os pilotos devem demonstrar todo o conhecimento e perícia, além de muita habilidade, pois o balão não tem controle de direção então os pilotos devem procurar camadas de ar em altitudes diferentes para levá-los até a direção de seus alvos, isso exige conhecimento de meteorologia e condições favoráveis de tempo.