Obras de saneamento preparam Cordeirópolis para o crescimento e garantirão 100% de esgoto tratado

Nos últimos anos, importantes obras no setor de saneamento básico começaram a ser construídas em emissários debaixo de dezenas de ruas e avenidas por diferentes bairros da cidade. Todo esse ligamento levará o esgoto bruto para a primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) construída no município. Desta forma, 2020 será de significativos avanços para Cordeirópolis que neste ano estará preparada para o crescimento e alcançará o patamar de 100% do esgoto coletado na malha urbana da cidade, com operação total do sistema de esgotamento sanitário.

Construída às margens da linha férrea, nas proximidades do bairro Jardim São Luís, a ETE contará com uma retirada de aproximadamente 43 toneladas por mês de carga orgânica, proveniente do esgoto doméstico que por muitas décadas era lançado in natura no Ribeirão Tatu. Essas obras ficaram no papel durante décadas e agora é possível transformá-las em realidade e que isso ocorre graças ao trabalho feito com responsabilidade, amor e respeito às pessoas.

Além de beneficiar as questões ambientais e a saúde pública, este investimento possibilitará um desenvolvimento imobiliário mais eficaz e, consequentemente, um impulsionamento na economia da cidade, com a possibilidade de instalações de grandes indústrias e construções. A inauguração da primeira Estação de Tratamento de Esgoto será um dos maiores avanços conquistados para saúde dos moradores. “Visto por mais de 40 anos como um dos maiores desejos dos cordeiropolenses em relação às questões ambientais, esta obra já é realidade e causará um grande impacto em melhorias em todo município a partir do seu funcionamento que está previsto para este primeiro bimestre”, salientou o chefe do Executivo, Adinan Ortolan.

Após a inauguração e funcionamento da ETE, Cordeirópolis estará em um rol bastante seleto, cujos municípios com autarquia pública tratam 100% do esgoto. Este é um compromisso com o futuro, com o desenvolvimento da cidade, com a saúde e com o meio ambiente. Esse é o nosso compromisso, pensando nas pessoas e fazendo o que é necessário para que a nossa cidade continue em seu caminho de transformação.

Você sabia?

A ETE irá reduzir as possíveis doenças de veiculação hídrica, além de aumentar a disponibilidade de água com qualidade para toda a bacia hidrográfica onde o município está inserido. A obra tem uma estrutura de 5.452 metros de coletores e o seu investimento está orçado em mais de R$ 18 milhões. Todo esse investimento foi pensado na qualidade de vida dos mais de 24 mil moradores e também ao meio ambiente.

Pular para o conteúdo