Para evitar avanço do novo #Coronavírus, Prefeitura toma medidas urgentes

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Governo e Segurança, está rapidamente tomando medidas de urgência para evitar que o novo coronavírus chegue até o município. O decreto de calamidade pública, publicado nesta sexta-feira (20) no diário oficial, determina uma série de itens a serem seguidos pelos empregadores, trabalhadores, servidores públicos e população em geral de Cordeirópolis neste período de dificuldade.

No âmbito privado, o decreto determina a suspensão ou restrição de aulas na educação básica ou superior, cursos e atividades esportivas, culturais e de lazer, eventos que atraiam grande público (shows e festas) e atividades religiosas – exceto aquelas que ocorram em ambiente aberto, sempre sem a presença de idosos, debilitadas ou com doenças crônicas. Proprietários de chácaras de lazer não devem alugar os espaços para eventos. Os bares não podem ter som para aglomeração de público.

Os restaurantes e lanchonetes poderão funcionar desde que adotem espaçamento entre as mesas, juntamente com redução da capacidade de público e cuidado redobrado com as medidas de higienização de mãos e objetos. No caso de estabelecimentos comerciais com atendimento ao público, também poderão funcionar, mas deverão manter em suas entradas álcool gel para os clientes, além de incentivar meios alternativos de compra, como anúncios em redes sociais e entregas em domicílio. Os horários também podem ser flexíveis, com liberdade para reduzir o tempo de permanência aberta. As academias devem fechar suas portas ou adotar o sistema de atendimento individual.

Já os supermercados também permanecerão abertos, pois são empresas essenciais para os cidadãos. No entanto, deverão criar mecanismos de limitação de compras por consumidor para itens cujo a procura estiver acima do normal, além de criar alternativas para compra remota e entrega domiciliar, principalmente para os idosos. Os bancos e lotéricas também devem se organizar para agilizar o atendimento dos idosos.

Diante dessas mudanças e de outras que estão no decreto, nesta sexta-feira (20) o prefeito, Adinan Ortolan e o secretário de Governo, Nivaldo Menezes, se reuniram com agentes de segurança para definir as medidas que serão tomadas para garantir o cumprimento do decreto. “Contaremos com o apoio do setor de Fiscalização, da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Defesa Civil. À partir de segunda-feira (23), os agentes irão circular pelos locais da cidade para fazerem orientações e garantirem que o decreto seja respeitado. Só assim evitaremos aglomerações e demais situações que podem colocar nossa população em risco”, disse Menezes.

Logo depois, o prefeito e o secretário se reuniram com comerciantes e donos de supermercados para explicarem as medidas que deverão ser tomadas, além de ressaltarem a importância da união entre Prefeitura, empresas e comércio em geral para que as pessoas e a economia do município não sejam tão afetadas neste momento difícil. “Durante a conversa, todos se mostraram cientes sobre o atual cenário e interessados em colocar as medidas em prática para o bem de todos. Só tenho a agradecer aos comerciantes e empreendedores da cidade. Tenho certeza que a população de Cordeirópolis também está entendendo e irá colaborar. Juntos, iremos sair desta situação tão complicada para todos”, finalizou o prefeito.