Pomar Urbano: Projeto ambiental recupera área do Jardim Lise em Cordeirópolis

Cordeirópolis vem crescendo a cada dia, tanto em sua população, quanto à expansão territorial por meio da construção de novas moradias. Alguns anos atrás o Residencial Jardim Lise foi entregue aos contemplados do “Programa Minha Casa Minha Vida” e desde então, devido às reformas e construções realizadas no local, começaram a surgir algumas situações que vinham desagradando e incomodando os moradores. Problemas esses, como o descarte irregular dos mais variados resíduos sólidos, nas áreas não autorizadas do seu entorno.

O secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, explica que visto a essa problemática, houve uma movimentação por parte da Associação de bairros dos moradores do Jardim Lise junto às Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Obras e Planejamento e de Serviços Públicos, que realizaram uma proposta de parceria, na qual os moradores passaram a plantar mudas frutíferas, parte doada pela Secretaria de Meio Ambiente e pela população local. “A partir dessa ação ambiental, as pessoas passaram a cuidar e manter as árvores irrigadas e protegidas. Outro projeto ambiental desenvolvido foi sobre a coleta de lixo e entulhos, em que cada morador passou a deixar em frente das residências os objetos para serem recolhidos e destinados ao espaço da Área de Transbordo e Triagem do município (ATT)”, relatou.

Ainda de acordo com Dutra, o problema foi trabalhado na sua base, o qual alcançou um resultado muito satisfatório, conseguindo com que houvesse uma mudança no hábito incorreto de algumas pessoas e a valorização com um novo olhar do local. “Com este trabalho diminuímos os desconfortos e com os problemas que eram apresentados no local. Vale ressaltar, que o projeto continua, através da Associação junto à comunidade com as parcerias estabelecidas, com discussão dos assuntos problemáticos, instalação de placas informativas ambientais, orientações e comunicados importantes referente aos problemas e soluções locais”, disse.

Um trabalho que deu certo! Assim destaca o secretário. “O envolvimento, a participação e disposição dos moradores foram fundamentais para conseguir um local mais agradável, ecologicamente correto e ganho na qualidade de vida. Trabalhando assim na realidade de cada um, identificando as oportunidades, além de promover ações que beneficiam a comunidade a partir daquilo que já possuíam e valorizavam que foi a formação do Pomar Urbano Contínuo que continua em expansão, manutenção e cuidados adequados”, finalizou Dutra.