População de Cordeirópolis é beneficiada com ampliação dos programas sociais

Desde o início de 2017, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social tem desenvolvido ações para ampliar o acesso aos programas sociais às famílias de baixa renda, visando combater a pobreza e outras situações de vulnerabilidade social. Com o objetivo de oferecer um melhor atendimento às famílias e ampliar a cobertura do Cadastro Único para inclusão nos programas sociais, a Secretaria desenvolve ações para facilitar o acesso da população e diminuir a burocracia nos atendimentos, dentre essas: realização de mutirões de cadastramento, aumento da equipe, o que contribuiu para diminuir tempo de espera nos agendamentos.

A secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Elaine Siqueira, reforça que os investimentos na área social do município têm refletido diretamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade. “O nosso compromisso é continuar trilhando esse caminho para que as pessoas que mais precisam sejam atendidas com dignidade e tenham os seus direitos garantidos”, pontuou.

Ainda de acordo com Elaine, atualmente 1.547 famílias estão inseridas no Cadastro Único, tendo aumento de 34,2% nos últimos meses. Dessas, 80% das famílias que estão em situação de pobreza ou de extrema pobreza são atendidas pelos programas sociais, o que significa que o município tem garantido o direito à assistência social a maioria que dela necessita. “São 635 famílias sendo beneficiadas com o Programa Bolsa Família, aumento de 43,9% nos últimos meses, além disso 144 idosos e 127 pessoas com deficiência recebendo o Benefício de Prestação Continuada. Neste ano o Programa Municipal Comida na Mesa terá o dobro de vagas para atender as famílias em situação de pobreza. Além de atender as necessidades das famílias, os programas de transferência de renda contribuem na economia local. Em 2017, os repasses do Programa Bolsa Família foram de R$ 835 mil”, relatou a secretária.