Prefeitura abre 12 vagas para curso gratuito de segurança no trabalho em altura

A Prefeitura de Cordeirópolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), promoverá nos dias 26 e 27 de fevereiro, das 18h às 22h, o curso gratuito de NR-35 Segurança nas Atividades com Trabalho em Altura. O curso de aperfeiçoamento profissional tem por objetivo conscientizar e desenvolver habilidades básicas para trabalhos seguros em altura, possibilitando condições para a integridade física e a saúde dos envolvidos nas atividades com trabalhos em altura.

Segundo o secretário da pasta, José Giardini, a falta de capacitação é uma questão recorrente na hora da entrada no mercado de trabalho. “A maior dificuldade para o trabalhador acessar as vagas de emprego, está na qualificação profissional. Capacitar pessoas para que sejam inseridas ou reinseridas é um dos nossos objetivos, por isso estamos sempre buscando novas parcerias de sucesso como esta que temos com o SENAI”, lembrou.

Os candidatos ao curso precisam ter concluído o Ensino Fundamental e ter, no mínimo, 18 anos. Para realizar a inscrição é necessário comparecer presencialmente no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, localizado na Rua Dr. José Luiz Cembranelli, 421, Vila Nossa Senhora Aparecida, no antigo CAP. Os documentos necessários são RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar.

A programação do curso abrange:

1. NR-35: Objetivo; Campo de Aplicação; Responsabilidades; Normas relacionadas.
2. Trabalhos em altura: Definição; Tipos; Acidentes; Fator de Queda; Riscos e Perigos; Medidas de controle.
3. Documentação: Procedimento Operacional; Análise Preliminar de Riscos; Permissão de Trabalho; Plano de Atendimento Emergencial (PAE).
4. Condição Impeditiva: Principais condições impeditivas e responsabilidades.
5. Equipamento de proteção individual: Seleção; Inspeção; Conservação; Limitação de uso; Utilização.
6. Equipamentos de proteção coletiva: Sinalização de segurança; Inspeção das proteções existentes.
7. Equipamentos complementares: Cabo guia; Corda; Cabo de aço; Espera de Ancoragem.
8. Situações de emergências e noções: Condutas; Tipos de Resgate; Síndrome da Suspensão Inerte (Primeiros Socorros).