Prefeitura amplia Programa Comida na Mesa para R$ 2 milhões

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social, tem promovido ações para ampliar o acesso aos programas sociais às famílias de baixa renda do município.

Entre os principais e de maior número de famílias assistidas está o “Programa Comida na Mesa”, criado pela atual administração em 2017. De início, o programa beneficiava 360 famílias e saltou desde o último ano para 756, ou seja, superou um repasse que antes era de R$ 30 mil por mês para uma média de R$ 170 mil a 200 mil mensal.

Segundo a secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Marcia Carron, a Prefeitura investe R$ 2,1 milhões por ano na implantação do Programa de extrema importância. “Por meio do acesso ao cartão, as famílias atendidas na assistência social passaram a ter mais dignidade no acesso à alimentação. “Saímos de um modelo de concessão de benefício fortemente caracterizado pelo clientelismo e cultura do favor para um programa que visa garantir o direito. Hoje as famílias vão ao supermercado e escolhem os alimentos que precisam”, explicou.

Outro fator que Marcia destaca é sobre o faturamento e o apoio com o comércio local e ressalta que a atual gestão está focada e comprometida com a erradicação de toda forma de vulnerabilidade social. “Com isso, o comércio da cidade também é beneficiado, pois todo o investimento no programa circula na economia de nossa cidade. Além disso, com a implantação do programa, realizamos uma economia e ampliaremos o número de beneficiários que antes eram atendidos com cesta básica. Entretanto, a ampliação acontece a cada ano”, disse a secretária.