Prefeitura conclui mais uma fase do programa “Bem me Quer” nas escolas estaduais

O sentimento dos alunos do 9º ano é de pertencimento à escola Jamil Abraão Saad, após colocarem toda a sua criatividade nos muros da unidade no último sábado (19), através do programa de Educação Ambiental “Bem me Quer” da Secretaria de Meio Ambiente de Cordeirópolis, em parceria com o grupo Ecoedu da Unicamp de Limeira.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, o objetivo do programa é desenvolver a reflexão sobre questões ambientais e sociais, bem como, a interação universitária com os alunos da escola Jamil. “Neste sábado promovemos a segunda etapa do projeto, em que os alunos e professores se encontraram para juntos expressarem suas artes, no qual também aproveitaram para sugerir algumas mudanças em outros locais da escola”.

O projeto é coordenado pela artística plástica e aluna de doutorado da Unicamp, Juliana Gonçalves. Para ela, os alunos têm a oportunidade de estimular o seu lado emocional, intelectual e social. “Através da arte, do desenho, o estudante coloca em prática suas experiências, ideias, sonhos, pois essa atividade torna-se um meio de comunicação, sendo um facilitador para o adolescente expressar seus desejos e anseios”, explicou a coordenadora. “Sábado os muros da Escola Jamil viraram telas de pintura nas mãos desses alunos”, concluiu.

Ecoedu Ambiental

Tem o objetivo de minimizar a prática do vandalismo e os danos acusados ao meio ambiente de forma a utilizar a Educação ambiental e a Arte-Educação como ferramentas para formar cidadãos protagonistas e conscientes do seu papel na sociedade, criando um movimento concreto de conscientização dos jovens, reduzindo os muitos danos causados. Como resultado das intervenções continuas, promover a pintura, restauração e a inovação das instituições a fim de causar o reconhecimento da comunidade.