Prefeitura convida população para pré-conferências da Saúde

A Prefeitura de Cordeirópolis, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, promoverá entre os dias 08 e 11 de maio, a pré-conferência Municipal de Saúde, com o tema “Saúde para viver mais e melhor”, visando a participação social para consolidação da Atenção Básica em Cordeirópolis. Todas as Unidades de Saúde do município estão integradas nesta causa, incluindo o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Especialidades, Pronto Atendimento (UPAM), além do bairro Cascalho, que também fará parte dos encontros, que ocorrerão sempre das 8h às 13h.

Esta é uma organização desenvolvida pelo Conselho Municipal de Saúde, que terá a representação da população que utiliza a Unidade Básica de Saúde (SUS), além dos servidores de saúde e gestores do município. Com a proposta de avaliar e definir diretrizes para ampliar os serviços de saúde oferecidos à população, este encontro abrirá espaço para os cidadãos apontarem as necessidades do sistema de saúde.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dener Modanez, este é o momento ideal para a população expressar suas dúvidas e sugestões quanto ao sistema de saúde. “As conferências de saúde são grandes oportunidades para que os usuários do SUS apontem pontos positivos e negativos do atual sistema”.

Este encontro tem como objetivo, aprofundar a importância da prevenção de doenças e promoção da saúde. Segundo a coordenadora de Planejamento em Saúde, Hellen Cristina Rubini Teixeira, a cultura da população cordeiropolense é sempre procurar atendimento apenas quando se está com dor ou algum sintoma.

Sendo assim, o debate levantará questões, a fim de buscar ideias, para que a prática saudável se torne mais importante do que a procura de atendimento apenas na enfermidade. “Promover saúde é melhor do que apenas curar a doença”, concluiu a coordenadora.