Prefeitura cria projeto que transforma áreas públicas em hortas comunitárias

Alface, couve-flor, rúcula, mandioca, banana, hortelã, chuchu, tomate-cereja. Essas verduras, legumes, frutas e hortaliças são apenas alguns dos alimentos que são colhidos diariamente em uma das 15 hortas comunitárias espalhadas pelo município. Este é mais um projeto de inclusão social e produtividade idealizado pela Prefeitura Municipal que integra uma das 70 ações, conhecido como “Programa Cidade das Hortas”. A ideia principal é evitar que áreas públicas sejam invadidas ou sejam alvo de descarte irregular de lixo, além de gerar renda para famílias carentes do município.

O coordenador de Agricultura, Maiko Zorzo, explica que o objetivo do programa é produzir alimentos promovendo o acesso e a disponibilidade para os cidadãos de forma solidária, como instrumento de garantia da segurança alimentar para as comunidades. “Esta é mais uma oportunidade de trabalho que até o momento está beneficiando cerca de 10 famílias em nossa cidade, dentre elas estão alguns moradores do Jardim Eldorado, Jd. Progresso, Jd. Lise, Jd. Juventude e Angelo Betin”, comenta o coordenador.

O terreno no Jardim Lise, de aproximadamente 800 metros quadrados, foi cedido temporariamente ao senhor, Francisco Antônio Pina, de 73 anos e sua esposa, dona Aparecida Gonçalves Pina, de 69 anos. Ambos cultivam juntos a terra, preparam a área fértil que há quatro meses vem gerando renda para o casal, sobrando alimentos e doando para a escola que fica ao lado do plantio. “Desde menino que eu já trabalho na roça, hoje sou aposentado e moramos há 40 anos em Cordeirópolis. Quando ficamos sabendo desse programa entrei em contato com a equipe da Coordenadoria de Agricultura e eles me cederam esta área, onde trabalho junto com a minha esposa que também ajuda a gerar uma pequena renda para nossa família. Até o dia que pudermos ficar aqui vamos plantar, colher, vender e até ajudar a escola aqui do bairro e tudo isso é motivo de muita felicidade pra gente”, relata o agricultor.

Novidades para 2019
O programa está aberto para qualquer cidadão cordeiropolense e no próximo ano será fortalecido com a aquisição de novos maquinários, doações de mudas, trazer novos treinamentos em plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais e irá estender esses espaços para a utilização dos Centros de Educação Infantil do município, o que irá gerar alimentos 100% naturais para as escolas do município.

Quem desejar comprar verduras e legumes do Senhor Pina é só ligar: 3456-6031. Para participar ou ter mais informações sobre o programa, ligue: 3646-4762.