Prefeitura divulga balanço das ações da Coordenadoria de Bem-Estar Animal

Hoje vamos falar sobre as ações que ajudaram a resgatar, proteger, dar um lar, oferecer cuidados veterinários e auxiliaram na defesa dos animais em Cordeirópolis nos últimos anos. Todo esse benefício foi colocado em prática após a criação da Coordenadoria de Bem-estar animal, instituída pela Prefeitura Municipal em 2017, através de uma Lei complementar que passou a realizar diversas ações em prol dos animais da cidade.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, a castração de animais foi uma conquista para o município, considerando a demanda que anteriormente era crescente dia a dia. Até o momento mais de 4 mil animais entre caninos e felinos, machos e fêmeas foram castrados. “Através desses atendimentos, seja nos mutirões e por clínicas credenciadas, pudemos notar uma diminuição de animais abandonado nas ruas do município e nos bairros rurais”, relatou.

Ainda de acordo com Dutra, uma das maiores dificuldades é encontrar um lar e erradicar o número de animais abandonados nas ruas. “Finalizamos o ano com 65 filhotes caninos e felinos, resgatados das ruas e nestes últimos três anos, 150 animais foram adotados em Cordeirópolis. “Outro grande passo dado em direção ao sucesso da causa animal foi a abertura do credenciamento público para que as clínicas veterinárias se credenciam para efetuar o atendimento de animais errantes, ou seja, aqueles que não possuem dono, com isso pudemos ver o quanto o município avançou na questão animal se comparado aos anos anteriores. No entanto, ainda temos muito a fazer e iremos dar continuidade na educação ambiental em 2020, para que possamos conscientizar cada vez mais sobre a posse responsável e a importância do respeito aos animais”, finalizou o secretário.

O que é a Coordenadoria de Bem-estar Animal?

Este é um setor responsável pela gestão das políticas públicas voltadas ao bem-estar animal no município. Entre as principais questões que passam pela Coordenadoria estão as denúncias de maus tratos, casos de negligência e de animais em situação de vulnerabilidade e, todo este trabalho conta com o suporte da Secretaria de Meio Ambiente que atua em conjunto com as protetoras independentes do município.

Pular para o conteúdo