Prefeitura implanta Ecoponto para descarte de pilhas descartáveis

Comprometida com as questões ambientais, a Prefeitura de Cordeirópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, reforça a importância do descarte correto de pilhas. Com a implantação dos ECOPONTOS, a pasta tem recebido desde o início do ano este material em um local apropriado.

Para facilitar o descarte de pilhas, um ponto de coleta está situado na própria Prefeitura, localizada na Praça Francisco Orlando Stocco, 35, Centro. Conforme a coordenadora de Bem-Estar Animal, Regiane Carolina Franco, as pilhas não podem ser jogadas no lixo doméstico em função do grau de agressão ao meio ambiente, visto que elas são altamente poluentes, além de possuírem inúmeras substâncias químicas, entre elas os metais pesados. “Devemos ter cuidado para que o descarte de pilhas, baterias, lâmpadas dentre outros objetos, seja feito de forma adequada. Dessa maneira, é importante que os moradores estejam atentos aos pontos de recolhimento e que se conscientizem, já que as pilhas contribuem de forma significativa para a contaminação do meio ambiente”, explicou.

Mesmo a população ciente do perigo que esses materiais podem causar à cidade e até ao ser humano, a coordenadora reforça. “O nosso principal interesse é despertar aos cidadãos uma consciência ecológica e uma cultura de organização. Portanto, a recomendação é que a população armazene esse tipo de material separado do restante do lixo para evitar riscos à saúde e ao meio ambiente, a fim de darmos o destino correto aos materiais, evitando o seu descarte no lixo comum ou em locais inadequados, poluindo o solo e o lençol freático”, finalizou.

Saiba mais: A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE) realiza o serviço de recolhimento desses materiais sem custos para a Prefeitura. Portanto, quando o recipiente estiver com mais de 30 kg de pilhas descartáveis, os funcionários desta empresa recolhem os materiais depositados e levam para o descarte correto.