Prefeitura lançará programa contra o racismo em novembro

Reunião concluída, últimos detalhes finalizados. O programa “São Paulo contra o Racismo” será lançado no dia 29 de novembro em Cordeirópolis. O encontro ocorreu nesta terça-feira (01) na Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania de São Paulo, onde contou com a presença da vice-prefeita, Fátima Celin, do secretário de Justiça e Cidadania do município, Virgílio Ribeiro e da coordenadora da Secretaria da Cidadania, do Negro e Índio do Estado de São Paulo, Regina Laura Marinho.

A reunião foi proposta para ambas as partes discutirem sobre a implantação do programa na cidade. “Desde o início do ano estamos viabilizando com a Secretaria do Estado este convênio e neste semestre finalmente concretizamos com a assinatura do prefeito, Adinan Ortolan e do secretário de Estado da Justiça, Paulo Dimas Mascaretti, oficializando a implantação do programa “São Paulo contra o Racismo” em Cordeirópolis”, lembrou a vice-prefeita.

Capacitar os nossos agentes

Um dos assuntos discutidos nesta reunião foi sobre o treinamento dos agentes que ficarão à frente deste programa. O objetivo será capacitá-los para quando receberem a denúncia estejam preparados para orientar a vítima. “A princípio, o curso ficou para o dia 28 de novembro, quando os servidores que forem indicados pelo município receberão a capacitação sobre temas gerais e vinculados diretamente à discriminação étnico-racial, direitos humanos e também como conduzir a denúncia junto à justiça”, explicou Virgílio Ribeiro.

Em nossa cidade, as ações serão articuladas pela Secretaria de Justiça e Cidadania de Cordeirópolis, em parceria com a Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social. “Além da Secretaria da Mulher, do CREAS, CRAS e do Procon que terão agentes capacitados para orientar a população, teremos a ouvidoria que ficará responsável para o recebimento das denúncia, bem como, direcioná-la para a nossa delegacia, consequentemente para a Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania”, completou Ribeiro.

Para a vice-prefeita, Cordeirópolis dará um importante passo ao combate à discriminação. “O lançamento será no dia 29 de novembro, data esta que a nossa cidade passará a contar com uma ouvidoria que trabalhará junto a Secretaria do Estado, punindo administrativamente a pessoa que praticar a discriminação por raça e cor com base na Lei Estadual 14.187/10”, afirmou Fátima.