Prefeitura promove capacitação para membros do novo Pelotão Ambiental de Cordeirópolis

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio ambiente, deu início na última semana na Delegacia de Polícia de Cordeirópolis ao curso básico de legislação e educação ambiental direcionada aos membros da Guarda Municipal e Corpo de Bombeiro do município. A capacitação que ocorrerá também nos dias 06, 07 e 08 de novembro, conta com a parceria do Pelotão Ambiental de Limeira e tem a finalidade de capacitar os gestores que irão integrar ao Pelotão Ambiental do município.

O secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra Furtado Filho, explica que este ciclo de palestras vem de encontro com a aprovação da nova Lei que criou o Pelotão Ambiental em Cordeirópolis. “A proposta é trabalhar a formação dos Guardas Municipais e Bombeiros por meio desta capacitação, em que trataremos de assuntos relacionados a legislação e procedimentos de tratativas de animais, como abordar um morador, como agir diante de uma situação de emergência. Feito isso, daremos continuidade ao projeto de construção do código de proteção de animais, colocar a nova viatura para fazer a ronda na rua e dar sustentação ao Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (FUMDEMA) que será utilizado para fins ambientais”, ressaltou o secretário.

A guarda que integra o Pelotão Ambiental de Limeira, Camila Ramos Prado, foi convidada para ministrar este ciclo de palestras e comentou sobre como está sendo passar sua experiência para os dirigentes do novo Pelotão Ambiental. “As ações desenvolvidas em Limeira estão em vigor há alguns anos e a partir de agora Cordeirópolis também contará com este recurso que trará inúmeros benefícios para os moradores e principalmente às ações de meio ambiente no município. Desta forma, dividimos esta capacitação em dois módulos e atenderemos de início 30 pessoas entre Guardas Municipais e membros do corpo de Bombeiros do município. Durante esses quatro dias de formação, iremos discutir métodos de prevenção e cuidados básicos com assuntos relacionados às questões ambientais”, explicou Camila.