Prefeitura promove encontro para discutir sobre a “Lei Lucas” nas escolas de Cordeirópolis

A Prefeitura Municipal promoveu na manhã desta quarta-feira (05) um encontro com a senhora, Alessandra Begalli Zamora, mãe do menino Lucas Begalli Zamora, de 10 anos que faleceu no ano passado após engasgar com um cachorro quente em um passeio escolar com a turma da escola da cidade de Campinas. O encontro ocorreu em razão da “Lei Lucas”, Nº 3109 aprovada em 31 de outubro de 2018 na Câmara Municipal aos projetos que instituem a obrigatoriedade de treinamento em primeiros socorros a funcionários de escolas em Cordeirópolis.

Na ocasião, estavam presentes o prefeito, Adinan Ortolan, a vice-prefeita, Fátima Celin, a secretária de Educação, Angelita Ortolan, a coordenadora do Ensino Infantil, Francislene Rampo Fabbris, a coordenadora do Ensino Fundamental, Eliane Boteon Pezzatti, as vereadoras que implantaram a lei no município, Cássia de Moraes e Mariana Tamiazo e a equipe de gestão.

De acordo com o prefeito, Adinan Ortolan, como forma de prevenir que outras fatalidades como esta voltem a acontecer, o projeto passa a ser obrigatório em todas as escolas da rede municipal, com a intenção de garantir que outras famílias não passem pelo que a família de Lucas passou. “Professores e funcionários de toda a rede de ensino receberão as orientações e educação continuada para juntos exercerem os primeiros socorros sempre que houver a necessidade de um atendimento prévio e imediato, até que o serviço do SAMU chegue ao local. Nossa expectativa é que a partir do próximo ano letivo, os alunos também aprendam a lidar com situações de emergência que exijam intervenções rápidas. Por isso, que fizemos questão de receber a Alessandra na Prefeitura, para que ela receba uma cópia dessa Lei, com a aprovação de todos os vereadores como um reconhecimento de sua força e de sua luta”, relatou o prefeito.

A secretária de Educação, Angelita Ortolan, lembrou que a lei já vem sendo executada em outros municípios e que a partir de agora Cordeirópolis também servirá de exemplo na questão de segurança dentro e fora das escolas. “A lei poderá ajudar a salvar vidas no combate a falta de segurança e evitará mortes como a do menino Lucas. Com isso, teremos a certeza que escolas, excursões, lugares de passeio, estejam realmente preparados para receber nossas crianças com absoluta segurança e responsabilidade”, comentou Angelita.