Prefeitura recupera área de descarte irregular de lixo e entulho no Jardim São Francisco

DEPOIS

Nesta semana a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a empresa MM realizaram uma importante força-tarefa no terreno que se encontra no bairro Jardim Francisco, próximo a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Cordeirópolis. O local que antes era coberto pela vegetação, estava sofrendo com o descarte irregular de lixo e entulho da população. Com o objetivo de preservá-lo, a Secretaria realizou durante esses dias a limpeza da área com caminhões, pás carregadeiras e serviços manuais.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, vários moradores e caminhões foram flagrados descantando entulho e lixo no local, formando uma grande quantidade de resíduos na área. “Com essa força-tarefa realizamos a limpeza e hoje o local se encontra totalmente limpo. Pensando nisso, a equipe já está monitorando a área para evitar que as pessoas voltem a descartar os entulhos, no qual também colocamos uma placa indicando a proibição de jogar os materiais irregulares no terreno”, explicou o secretário da pasta.

Nos próximos dias a Secretaria colocará uma proteção para que não haja a entrada de veículos e pessoas. “Não é só neste local que ocorre o descarte irregular de entulhos, encontramos pelas ruas da cidade, em áreas públicas e particulares, canteiros centrais, dentre outros. Por conta disso, a limpeza será realizada pelos nossos funcionários e também ocorrerão ações para conscientizar os munícipes sobre a importância de praticarem o descarte regular e a coleta seletiva. Já estamos com um programa em ação, que é o “Programa Garimpar” no bairro Jardim Cordeiro e pretendemos expandi-lo para toda a cidade, para que as pessoas percam o hábito de jogar o lixo úmido e seco em locais não autorizados”.

ANTES

Com o fim dos trabalhos, a equipe retirou um caminhão cheio de lixo, entulho e objetos variados. “A partir de agora, contamos com a colaboração e conscientização de todos os cidadãos em relação ao descarte de entulhos em locais não autorizados, principalmente neste terreno e em vias públicas. Sem a colaboração de vocês, jamais teremos a nossa cidade limpa!”, pontuou Dutra.