Prefeitura realiza coleta de pneus inservíveis do município

A Prefeitura Municipal de Cordeirópolis, em parceria com a empresa Reciclanip, realiza uma operação de recolhimento de pneus inservíveis, aqueles que seriam abandonados na natureza. Para minimizar esta contravenção com o meio ambiente, um ponto de recolhimento está montado no centro da cidade, localizado em um barracão no pátio da estação, onde os pneus são alocados.

Segundo a empresa Reciclanip, no ano de 2016, cerca de 270 toneladas de pneus foram coletados. A ação de reciclagem está integrada à melhoria da qualidade de vida da população de Cordeirópolis e de poucos municípios que aderem a essa ideia. E este processo é desenvolvido com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e não tem nenhum custo para o município.

Todas as sextas-feiras o processo de recolhimento é efetuado e acompanhado por um servidor da Prefeitura. Após este procedimento a coleta é direcionada a uma empresa especializada, localizada em São Paulo, responsável por acondicionar os pneus até que os mesmos sejam reciclados e transformados em diversos produtos.

De acordo com a coordenadora de Bem-Estar Animal, Regiane Carolina Franco, ações como esta beneficiam o meio ambiente e colaboram com o bem-estar da população. “Além da transformação em vários produtos que são reutilizáveis, o descarte correto dos pneus é de extrema importância para evitar o acúmulo de água, a fim de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue e a chikungunya “, explicou.

Vale lembrar que um pneu demora em média 600 anos para decompor e que somente no Brasil são produzidos em média 40 milhões de pneus por ano. Não precisa ser nenhum especialista no assunto para ter a ideia dos diversos danos que o descarte errado desses produtos pode causar ao meio ambiente. Portanto, os cuidados são necessários para a segurança da população e esta consciência possibilitará a garantia de um futuro mais limpo e solidário com nosso planeta.

Pular para o conteúdo