Prefeitura implanta novo sistema de monitoramento para o abastecimento de veículos

Com objetivo de tornar transparente e eficiente o processo de abastecimento dos veículos oficiais e diminuir os gastos dos cofres públicos do município, a Prefeitura de Cordeirópolis, por meio da Secretaria Municipal de Administração, implantou na última semana um novo sistema para a gestão deste procedimento, que agora passou a ser feito via cartão magnético, para melhorar o controle dos gastos dos carros da Prefeitura, gerando praticidade e transparência.

Conforme o secretário de Administração, Marco Antônio Nascimento, antes dessa metodologia os carros eram abastecidos sem um controle eficaz. Em razão disso, um gasto excessivo entrava na conta do município “Quando assumimos o governo notamos que o controle de abastecimento de combustível dos veículos oficiais era muito frágil, e não tínhamos o controle do quanto era gasto de gasolina/álcool/etanol, também não sabíamos a média de consumo quilômetros/litro de combustível era utilizado pelos carros e maquinários do município, dentre outros fatores”.
O estudo para que a Administração tivesse um controle total de frota foi feito entre a Secretaria de Administração e a Secretaria de Serviços Públicos, que é a responsável por todo o trabalho de manutenção e abastecimento da frota Municipal.

Marco ainda explica que o uso desta nova ferramenta possibilita que o abastecimento seja feito em postos de combustíveis com os valores mais acessíveis. “Não há necessidade de estarmos vinculados apenas a um estabelecimento, o que ocorria quando este procedimento era feito via contrato. Desta forma geramos menos despesas e mais economia para a cidade”.

Acompanhamento da frota

O secretário também destaca que por meio desse método, é possível calcular a quantidade de litros e a quilometragem do veiculo e que a partir dos dados registrados será possível gerar relatórios diários semanais e mensais que irão contribuir para a análise do consumo e dos gastos dos veículos. “Durante esta primeira semana já realizamos o cadastro dos 100 veículos, incluindo os leves e os pesados da Prefeitura e pedimos o relatório para avaliarmos o gasto de cada veiculo para que possamos ter um parâmetro de quanto o carro está gastando. É importante frisar que teremos um retorno muito positivo e com certeza uma economia de mais de 20% para a nossa cidade”, concluiu o secretário.