Prefeitura realiza curso de manutenção e operação de tratores agrícolas

Uma semana de muita aprendizagem e mão na massa para os 15 participantes do curso de manutenção e operação de tratores agrícolas em Cordeirópolis, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). A capacitação deu início na segunda (27) e terminou nesta sexta-feira (31) e os alunos junto ao seu instrutor, Ronaldo Ciati, desenvolveram atividades voltadas na área de manutenção e no manuseio do trator agrícola.

Realizar a troca de óleo, o filtro de óleo e hidráulico, correia do alternador, identificar a lubrificação e informações sobre o radiador foram alguns dos assuntos apresentados pelo instrutor, que também frisou sobre a importância da manutenção diária nos tratores agrícolas, evitando os acidentes de trabalho. Outro ponto levantado na capacitação foi em relação à maneira correta de operar um trator agrícola, além de suas finalidades, como por exemplo, operações no solo, aplicação de insumos agrícolas, semeadura e colheita.

O coordenador de Agricultura, Maiko Zorzo, acompanhou de perto as aulas práticas dos alunos e reforçou sobre a importância de realizar este treinamento. “Além de conhecerem toda a parte mecânica e o funcionamento do trator, o profissional conseguirá operá-lo adequadamente, obtendo um ótimo desempenho. Nas áreas rurais é comum encontrarmos muitos tratores, no entanto o número de pessoas capacitadas e preparadas é pequeno, por isso, um operador treinado faz toda a diferença, ainda mais nesses lugares que o uso do trator é indispensável”.

O curso de manutenção e operação de tratores teve como público-alvo os agricultores do município, foi totalmente gratuito e durante o treinamento os alunos receberam alimentação e o certificado de conclusão da atividade, ambos oferecidos pelo SENAR.

Pular para o conteúdo