Prefeitura realiza uma série de atividades na semana do idoso

A Prefeitura Municipal, por meio do Fundo Social, Secretaria da Mulher e de Desenvolvimento Social e em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, prepararam uma programação recheada de atividades para a Semana do Idoso. Nesta segunda-feira (25) ocorreram partidas de vôlei, que contaram com a presença da primeira dama e presidente do Fundo Social, Angelita Ortolan e do secretário de Esportes, Gilberto Marangon, além de um super café da manhã e uma palestra especial sobre saúde na terceira idade. “Fazemos questão de prestigiar o trabalho dos grupos da terceira idade, pois eles desenvolvem um papel muito importante no acompanhamento e suporte a quem já está na melhor idade”, destacou Angelita.

A assistente social, Sandra Avi, também esteve presente e comentou a importância dessas atividades para os idosos. “Hoje com este amistoso os idosos puderam ter uma interação com várias pessoas, além de terem praticado atividades físicas. Com essas atividades, eu acredito que eles passam a ter um conhecimento maior sobre a qualidade de vida, no entanto, essas ações também ajudam em outros pontos, como na elevação da autoestima, realização de sonhos, inclusão e aumento do conhecimento, etc”.

No período da tarde o grupo da terceira idade também participou de uma palestra, promovida pelo médico geriátrico, Dr. Félix Alvarez Urdiales Filho, juntamente com a coordenadora de Fisioterapia Municipal, Renata Maria Dalla Coletta, ambos do Centro de Especialidades de Cordeirópolis. “Nessa faixa etária qualquer tipo de informação é muito importante. Porém os idosos precisam ter uma atenção maior com a prevenção de doenças crônicas, o que leva o encurtamento da idade. Com este conhecimento eles conseguem ter uma melhor expectativa de vida”, pontuou o médico.
O Sr. Wilson Rodrigues dos Santos, 60 anos, relatou que participa há mais de um ano de todas as atividades promovidas pelo CCI. “Depois que comecei a participar percebi uma mudança completa na minha qualidade de vida. Consegui controlar algumas doenças, o que me proporcionou uma vida mais saudável e prolongada, além da oportunidade de fazer muitas amizades”, disse.

A programação da Semana do Idoso segue até sábado (30). Nesta terça-feira (26) a partir das 7h30, serão realizadas caminhas, alongamentos, gincanas e jogos, além de apresentações do coral do grupo da 3ª idade. Na quarta (27) e quinta (28) os idosos também terão alongamentos, danças e missas. Já na sexta-feira (29), ocorrerá o concurso de Miss e Mister 2017 e, para fechar a semana do idoso, no sábado (30) teremos uma caminhada no centro da cidade.