Prefeitura realizará ações em homenagem ao Dia da Mulher Negra

Em homenagem ao Dia da Mulher Negra e o Dia Municipal de Ignês Cassiano, celebrado em 25 de julho, a Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal de Politicas Públicas da Igualdade Racial (COMPPIR), organizou uma programação especial neste sábado (29), a partir das 15h, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado na Praça João Roveda, 639, Jardim São Paulo. Neste dia a população poderá assistir palestras, participar de oficinas, acompanhar as apresentações de dança e dos desfiles, dentre outras atividades artísticas e culturais.

De acordo com a secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Elaine Siqueira, o objetivo desta programação especial é resgatar o papel histórico das mulheres negras na construção da sociedade brasileira e em Cordeirópolis. “Precisamos valorizar a cultura da população negra de forma a combater as expressões de racismo, o preconceito e a desvalorização da mulher negra perante a sociedade, para todas serem valorizadas não só nesta data, mas sim todos os dias”.

Programação
– As atividades começarão a partir das 15h com a palestra: Anomalias Sociais com ênfase no mercado de trabalho, ministrada pela educadora física na área de atuação em reabilitação, treinamento funcional, musculação e orientação online, Layla Pennas;

– Em seguida, às 16h, ocorrerá a oficina de tranças realizadas pelas próprias integrantes do COMPPIR;

– Logo depois, às 17h, acontecerá a oficina de moda, ministrada pelo presidente e diretor de moda de Rio Claro, Marquinhos Beleza Negra;

– Já a partir das 19h30, a população poderá assistir à apresentação de dança com o Núcleo Fazendo Arte de Cordeirópolis, o desfile de Rainhas Africanas, a apresentação da bailarina Carla Ismael de São Paulo, o coral da faculdade Zumbi dos Palmares de São Paulo e para fechar este dia de atividades teremos a palestra com Silvana Veríssimo.

História
Esta comemoração foi inserida no calendário comemorativo brasileiro em 2014, após o Senado Federal aprovar a proposta de lei que institui o dia 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, com o objetivo de lembrar a importância da luta e da resistência da mulher negra. Quase metade da população feminina no Brasil se considera preta ou parda, segundo o último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elas representam 49,5% das mulheres brasileiras.

Pular para o conteúdo