Prefeitura realizará atividades em homenagem ao dia da Consciência Negra

Com o tema “Ao conhecer, nos reconhecemos”, no dia 20 de novembro, às 12h30, ocorrerá um encontro em comemoração ao dia Consciência Negra. A iniciativa é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Públicas da Igualdade Racial (COMPPIR). O evento será no Salão Maria de Lourdes Arrais (Antigo Cordeiro Clube) e terá entrada franca para toda comunidade cordeiropolense.
 
A secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Elaine Siqueira, chama a atenção para a discussão deste tema com os moradores. “O racismo existe, é concreto e está evidente na sociedade brasileira. Para enfrentarmos qualquer forma de discriminação precisamos ter conhecimento histórico e social, para isso esse encontro foi organizado com a finalidade de promover espaço de formação e valorização da cultura do povo negro que por mais de 300 anos foi escravizado nesse país e sofre ainda hoje com a marginalização”, destacou a titular da pasta.
 
Segundo o assessor de Políticas Públicas para crianças e adolescentes, Diego Amaral, o objetivo é gerar espaços de debate e reflexão sobre o papel do negro na sociedade em diversas esferas. “O tema deste encontro nos remete a reflexão de nos reconhecer enquanto pessoa e assumir a sua identidade enquanto negro. A ideia não é somente destacar a autonomia, mas também, frisar essa autoafirmação enquanto a sua raça, além da importância dessa construção de identidade, sendo como ponto principal para caminharmos pela luta de igualdade a qual tanto almejamos”.
 
Neste dia, a população poderá assistir palestras, debates, peça teatral e oficinas de tranças. Também participarão deste momento o cantor Luu, a cantora Raquel Oliveira, o grupo Drumm Black e também a presença do Studio de Dança Helga Godoy. Confira abaixo as atividades:
 
– Palestra “Noções Gerais de Igualdade e Autoafirmação” – Com Layla Pena, Educadora Física com especialização em Psicologia no Esporte;
– Debate com Natanael dos Santos – “Trajetórias do Africano no Espaço Geográfico Brasileiro, ao Conhecer, nos reconhecemos”;
– Peça Teatral – “Eu não sou Lixo” – Apresentada pelo Grupo Fuá da Nega;
– Oficinas de Tranças;
– Atrações Artísticas;
– Participação do Cantor Luu e da Cantora Raquel Oliveira;
– DRUMM Black e Studio de Dança Helga Godoy.
Pular para o conteúdo