Primeira Estação de Tratamento de Esgoto será inaugurada em breve

Um dos maiores desejos dos cordeiropolenses em relação às questões ambientais, se tornará realidade nos próximos meses e causará um grande impacto em melhorias na saúde de todo município a partir do seu funcionamento. Estamos falando da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Cordeirópolis, que desde que a atual administração assumiu em 2017, toda a equipe de gestão tem se empenhando para dar sequência a esse investimento de R$ 18 milhões que resultará diretamente na melhoria de vida dos moradores.

Outra obra paralela a esta, que vem chamando a atenção dos moradores é a estação elevatória de todo o esgoto gerado na cidade. “A tubulação de muitos metros de comprimento ligará os bairros do Jardim Cordeiro e Jardim Eldorado, através de um sistema de bombeamento que será interligada no início do emissário que faz parte da obra da ETE. A tubulação tem o investimento de aproximadamente R$ 4,5 milhões e feito isso, a obra contemplará 100% do esgoto tratado, algo inédito e muito necessário para o município”, relatou o prefeito, Adinan Ortolan.

Uma obra necessária e histórica

Construída às margens da linha férrea em uma área rural do município, a ETE irá tratar 100% do esgoto sanitário doméstico dos habitantes, reduzindo assim as doenças de veiculação hídrica, além de aumentar a disponibilidade de água com qualidade para toda a bacia hidrográfica onde o município está inserido. “A obra tem uma estrutura de 5.452 metros de coletores e, em breve, estará em funcionamento. A partir daí, os 24 mil moradores terão todo o seu esgoto tratado e Cordeirópolis poderá oferecer mais qualidade de vida à população e ao meio ambiente, pois entre os benefícios, um deles será a despoluição dos córregos que cortam o município atualmente”, relatou o secretário de Obras e Planejamento, Osmar da Silva Júnior.

Pular para o conteúdo