Produtores rurais participam de curso de cultivo de bananas em Cordeirópolis

Estudos sobre o tipo de solo, doenças e fungos que atacam os frutos, práticas conservacionistas, drenagem, além de informações sobre o plantio. Essas e outras orientações serviram de suporte para os produtores rurais de Cordeirópolis que participaram nesta semana do curso de manejo e tratos de banana, realizado durante três dias com aulas práticas e teóricas no Assentamento XX de novembro, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, em parceria com o Sindicato de Limeira e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Marco Gomes, comentou que este curso teve como finalidade alavancar a produção rural por meio da capacitação do homem do campo, principalmente aqueles que trabalham com a horticultura e que tem se destacado na região. Gomes destaca que antes dos cursos do Senar, esses trabalhadores faziam o manejo sem conhecimento e que agora estão colhendo frutos e melhorando a renda de suas famílias. “Com esta capacitação, os produtores poderão manter uma renda fixa com a comercialização de seus produtos que tem como exemplo a banana, muito apreciada pelos paladares da região”, disse.

O coordenador de agricultura, Maiko Zorzo, reforçou que uma boa parceria como esta resulta em casos de sucesso que destacam não somente na região, mas em todo o Estado. Ele elogiou a equipe multiprofissional que deu assistência aos produtores rurais e destacou a iniciativa da Prefeitura em investir na produção agrícola. “Em Cordeirópolis estamos obtendo uma boa parceria com o Poder Executivo com o quadro técnico focado no desenvolvimento do setor rural. A cada dia estamos com um rendimento muito bom, tanto com os cursos do Senar quanto de outras instituições oferecidas gratuitamente à população”.