PROERD: Alunos da rede municipal de Cordeirópolis iniciam o projeto antidrogas

As ações preventivas de resistência às drogas e a violência nas escolas municipais de Cordeirópolis começaram nesta terça-feira (19). Com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, a Polícia Militar deu início ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), nas escolas Geraldo Apparecido Rocha, Maria Aparecida Pagoto Moraes, Jorge Fernandes e Coronel José Levy. Os encontros acontecem todas às terças-feiras, até a última semana do mês de novembro, sempre com os alunos dos quintos anos.

Pela manhã a secretária de Educação, Angelita Ortolan, esteve na Escola Municipal Coronel José Levy, acompanhada do prefeito, Adinan Ortolan e a coordenadora do Ensino Fundamental, Eliane Boteon Pezzatti, no início das atividades e notou a grande expectativa dos alunos. “A partir de agora as crianças receberão as respostas dos muitos questionamentos que possuem a poderão assumir uma tarefa importante: a missão de transmitir aos colegas e familiares as mensagens e ensinamentos do programa. Afinal, é dever nosso cuidar das pessoas que amamos e não permitir que elas se envolvam com as drogas e violência”, comentou Angelita.

Para a coordenadora do Ensino Fundamental, Eliane Boteon Pezzatti, a participação dos filhos no Proerd é um suporte importante à educação familiar no sentido de manter as crianças longe das drogas e violência. Este projeto maravilhoso está sendo retomado nas escolas, por se tratar de uma atividade importante e educativa para que os alunos fiquem cientes do perigo que as drogas podem causar. Sendo assim é de extrema importância este programa nos dias de hoje, para que as crianças não tenham influência negativa”, destacou a coordenadora.

Ainda de acordo com Eliane, cerca de 130 alunos estão sendo instruídos pelos membros da Polícia Militar de Cordeirópolis e, através desse programa, os alunos terão aulas de orientação sobre os perigos que as drogas trazem e receberão dicas valiosas para sua vida. “As aulas são dinâmicas e contarão com a leitura e compreensão de textos, trabalhos em equipe, jogos, brincadeiras, reflexões, tomada de decisões e interação entre os colegas, os instrutores e o professor. Lembrando que serão 10 encontros semanais e que contará com uma certificação no término das atividades”.