Projeto Buzum volta a Cordeirópolis nesta quarta-feira (02)

Cordeirópolis recebeu na manhã desta quarta-feira (02) o ônibus do projeto Buzum, um veículo adaptado que se transforma em um palco de apresentações de teatro de bonecos. Uma atividade didática que está encantando os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e os alunos dos segundos anos de todas as escolas da rede municipal de ensino. Este programa é realizado pela Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto AutoBan.

Cerca de 400 alunos das escolas do ensino fundamental de Cordeirópolis poderão assistir as apresentações, que acontecem no pátio do Ginásio de Esportes Orestes Quércia. A coordenadora do Ensino Fundamental, Eliane Cristina Botteon Pezzatti, acompanhou de perto a demonstração no primeiro dia e relatou sobre a relação que o projeto tem junto as atividades exercidas nas escolas. “Durante a apresentação os atores trabalham a parte da reciclagem de forma lúdica e, isso vem de encontro com o conteúdo que os alunos aprendem durante as aulas de educação ambiental. O que mais chama atenção é que todo o cenário é produzido com material reciclado e todas as vezes que eles passam pela cidade, trazem alguma novidade, algo que encanta muito os alunos e despertam neles a importância de cuidar do meio ambiente”.

Para o produtor do projeto, Eduardo Paiva, a maior satisfação é ver a alegria estampada no rosto das crianças que assistem a apresentação. “O objetivo é instigar a curiosidade das crianças antes mesmo das sessões e mantê-las após a passagem do BuZum! Depois da exibição do espetáculo, elas ficam muito satisfeitas e, para dar continuidade a este projeto educacional, todos recebem um material que aborda a questão do lixo e sua reciclagem, a ser trabalho dentro de sala de aula, junto a seus professores”, contou.

O que é o projeto BuZum?

O projeto “BuZum!: Que lixo é lixo?”, do  Ministério da Cultura e o Instituto CCR, é uma companhia de teatro de bonecos que faz apresentações dentro de um ônibus, através de mensagens educativas sobre temas culturais e de sustentabilidade. O veículo já percorreu mais de 300 mil quilômetros por todo o Brasil, levando a magia do palco para alunos de escolas públicas, patrocinado pela CCR AutoBAn, concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes. Em Cordeirópolis, as apresentações serão realizadas nos dias 02 e 03 de agosto.

Pular para o conteúdo