Projeto Google for Education: a evolução da educação em Cordeirópolis

Crianças bem informadas e de frente com a tecnologia. Esta é a mobilização que os alunos e professores da rede municipal começaram a desenvolver desde 2017 em sala de aula. A atividade vem de encontro com a implantação do projeto pioneiro na cidade, o Google for Education na rede municipal de educação, junto a instalação de internet banda larga e os chromebooks nas escolas. Com estes investimentos, a rotina pedagógica dos estudantes e seus educadores passou a interagir com o universo virtual e as ferramentas do mundo da informatização.

Segundo a secretária de Educação, Angelita Ortolan, em 2019, através da plataforma do Google, foram realizadas diversas ações voltadas à educação, entre elas se destacam os cursos de capacitação das ferramentas online, cursos de certificação e a criação de mais 3.600 e-mails para professores, diretores e profissionais da educação em geral. “Durante este período contamos também com o início da instalação de wi-fi nas escolas, avaliação online para alunos de 3° e 4° ano do ensino fundamental da rede municipal, apresentação das ferramentas, reuniões com representantes da Nuvem Mestra e Google e incentivo ao uso das ferramentas, através do uso de pastas compartilhadas em nuvens, projetos com inserção de tecnologia, entre outras”, relatou a secretária.

Para a coordenadora de projetos, Fernanda Gardezani, a plataforma viabilizou a participação de professores, diretores e alunos em vários eventos realizados pela Nuvem Mestra e Google, como Tec Day, Faça o Futuro Acontecer, Inovar Brasil, Inovar para Mim, Boas Práticas Google, Professor tem o poder de mudar o mundo, Encontro com alunos tutores, Encontro Khan Academy e Missão Internacional Vale do Silício, nos Estados Unidos. “Outra novidade do ano passado foi a realização de mais uma fase do Programa Aluno Tutor em Tecnologia, em parceria com a Patrulha Mirim, que formou 24 patrulheiros para auxiliar os alunos com as ferramentas online nas escolas municipais” destacou a coordenadora.

Planejamento para 2020

A implementação da plataforma Google for Education e outras formas de tecnologia nas escolas municipais tem sido um sucesso e representam o futuro da Educação, então, o planejamento para este ano já foi definido para que novas ferramentas sejam oferecidas e que o programa evolua ainda mais.

Para 2020, as principais metas são incluir ao projeto às áreas administrativas das escolas, centros de educação infantis (CEIs) e Secretaria de Educação, para otimizar o tempo e a comunicação, disponibilizar novos cursos de aperfeiçoamento das ferramentas do Google, disponibilizar avaliação online todo ensino fundamental, certificação de novos alunos tutores, certificação Google para diretores, coordenadores e professores, estender o projeto para as equipes de assistentes sociais, entrega de novos equipamentos para as escolas (carrinho de armazenamento e recarga e Chromebooks), criação de e-mail para novos alunos e professores e renovação do domínio das contas online.