Prova Brasil: estudantes participam pela primeira vez de simulado preparatório nesta terça-feira

Mais de 280 alunos dos quintos anos da rede municipal de ensino de Cordeirópolis irão participar nesta terça-feira (17) do primeiro simulado da Prova Brasil. O teste é uma ideia inovadora desenvolvida pela Secretaria de Educação, que visa preparar os estudantes para a Prova Brasil, avaliação aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) como parâmetro para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

A secretária de Educação, Angelita Ortolan, explica que desde o mês de março os coordenadores de todas as escolas do Ensino Fundamental do município recebem várias instruções para que o município possa aumentar a sua nota do Ideb. Para que isso venha a acontecer, a pasta forneceu uma série de materiais aos professores da rede pública, para que pudessem instruir seus alunos até o momento. “O último resultado realizado em 2015, o município obteve a nota 6,3. Desta forma, o prefeito Adinan Ortolan, estipulou à Secretaria de Educação uma meta com a nota 7 para este ano de 2017. Com o resultado desse simulado, vamos fazer a devolutiva aos professores de cada disciplina trabalhada para que possamos analisar onde avançamos e em que aspectos devemos reforçar os conteúdos. Tudo isso para que em novembro, data da prova oficial, nossos alunos estejam bem preparados”.

Ainda de acordo com Angelita, este treino tem como objetivo orientar professores das áreas de Língua Portuguesa e Matemática, com metodologias para superar as dificuldades apresentadas pelos alunos durante o ano letivo e propiciar espaço para socialização de ideias. “A partir desse resultado será possível realizar um diagnóstico, criar indicadores de aprendizagem e dar suporte aos professores nesse processo, sustentando nosso maior objetivo, que é elevar a qualidade de ensino em Cordeirópolis”, conclui a secretária.

Para a coordenadora do Ensino Fundamental, Eliane Cristina Botteon Pezzatti, este simulado será uma ferramenta utilizada para medir os conhecimentos dos alunos e ajudá-los a reforçar conteúdos ainda não fixados. “Durante o simulado o aluno será incentivado a aplicar todo o seu conhecimento curricular adquirido em sala de aula, de forma contextualizada e interdisciplinar. Feito isso, poderemos definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no município e a redução das desigualdades existentes no âmbito escolar”, definiu Eliane.