Represa: Cordeirópolis consegue aprovação do IPHAN

Cordeirópolis deu mais um passo importante para a construção da nova represa no município. Após a cidade conquistar a outorga (direito de uso de recursos hídricos) emitida pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), nesta quarta-feira (13) a Prefeitura Municipal conseguiu a aprovação de outro órgão ligado ao licenciamento ambiental, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). “O principal projeto de nossa gestão teve mais um passo concretizado. Recebemos a licença de autorização do IPHAN. Portanto. Essa foi mais uma importante fase para a construção da tão sonhada represa. Uma longa jornada é assim, feita de pequenos passos”, destacou o prefeito, Adinan Ortolan.
O prefeito ainda explicou que esta exigência veio por meio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), que solicitou que a autorização do IPHAN, a fim de consultar se havia algum problema ambiental nesta área. “Por conta disso que tivemos o contato com um órgão que cuida do patrimônio histórico, já que trata-se de uma obra de grande porte e, por isso, precisamos comprovar que não iremos afetar possíveis sítios arqueológicos. Neste caso, foram feitas perfurações em toda a área da represa e o processo foi encaminhado ao IPHAN, que aprovou o empreendimento”.
Segundo o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Osmar da Silva Junior, esta foi mais uma grande conquista para Cordeirópolis. “Com certeza alcançamos mais um objetivo e estamos cada vez mais próximos da construção da nova represa. Com essa obra teremos mais qualidade de vida para a população do município, garantindo crescimento com sustentabilidade”, finalizou.

Próxima etapa
A equipe do SAAE irá para São Paulo nesta sexta-feira (15), na CETESB, para discutir algumas premissas, com a finalidade de encaminhá-las para o licenciamento final e, assim conseguir a licença ambiental da CETESB para a construção da nova represa.