SAMU conquista qualificação e terá mais recursos

A novidade foi publicada nesta segunda-feira (14), no Diário Oficial da União. Com a qualificação, além de o serviço estar certificado pelo Ministério da Saúde, em cumprimento aos quesitos que passam pela correta estrutura do local e disponibilização de treinamento para os profissionais, o município também passa a receber anualmente R$ 105.528,00 em recursos para a manutenção do serviço.

Parada desde 2015, a tramitação desta qualificação dependia de documentações e também de uma intermediação junto ao Ministério da Saúde. “Internamente o Núcleo de Ações Estratégicas cuidou dos documentos necessários e em Brasília contamos com a ajuda do deputado federal Miguel Lombardi, que nos auxiliou junto ao Ministério”, explicou o prefeito, Adinan Ortolan.

Após gestão de Lombardi, o SAMU de Cordeirópolis foi habilitado para receber mais investimentos do Ministério da Saúde. A partir de agora o Fundo Municipal de Saúde do município receberá um recurso extra de R$ 105 mil que em quatro anos corresponderá a quase meio milhão de reais que poderão ser investidos em melhorias para o SAMU. “Fiquei muito feliz com esta notícia. O município já vinha reivindicando este recurso já há algum tempo, mas sem sucesso. Fiz vários apelos ao ministro da Saúde Ricardo Barros, demonstrei a necessidade de ampliar o serviço. Somei forças com o prefeito Adinan e o resultado está aí. É mais uma conquista para a nossa querida população de Cordeiro”, destacou o deputado.

Anteriormente o recurso repassado equivalia a R$ 13.125,00 mensais e com a qualificação o valor chegará a R$ 21.919,00 mensais. “O valor do recurso é utilizado para complementação dos gastos com recursos municipais na manutenção do serviço, gasto com servidores, aquisição de insumos, etc”, finalizou o prefeito.

SAMU

Com mais recursos o município poderá aperfeiçoar a assistência prestada pelo SAMU. Poderá ainda adquirir novos equipamentos e ampliar os atendimentos. A maioria das ocorrências realizadas pelo SAMU de Cordeirópolis são motivadas por acidentes de trânsito. O SAMU foi implantado em Cordeirópolis em 2010 e pertence a Regional de Limeira.