Saúde realiza capacitação durante esta semana para os agentes de saúde

Aprimorar os trabalhos desenvolvidos pelos 29 agentes de saúde da atenção básica de Cordeirópolis. É com esse objetivo que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, deu início nesta segunda-feira (07), na Câmara Municipal a capacitação à esses profissionais que prestam serviços de atendimento as comunidades do município. Durante a semana, palestrantes e profissionais passarão dicas de como melhorar o atendimento à população, além de outros tópicos importantes que fazem parte da atenção básica.

De acordo com a secretária de Saúde, Jordana Cassetário, a capacitação ajudará no desenvolvimento do trabalho oferecido pelo agente comunitário. “São cursos como este que iniciaremos uma aproximação deste profissional com o cidadão e, principalmente o seu papel a frente de sua equipe, assim garantiremos grandes melhorias na atenção básica, aprimorando os serviços prestados junto à população, por meio de informações e orientações mais precisas de profissionais que já estão algum tempo neste ramo”, explicou a secretária.

Segundo a enfermeira da educação continuada do município, Joyce Cristão, a capacitação seguirá até sexta-feira (11), visando estimular novos conhecimentos aos servidores. “Abordaremos a reestruturação de algumas estratégias na saúde da família, assuntos que são comentados durante o dia a dia deles, como por exemplo, a vigilância epidemiológica, atualização da caderneta de vacina, a saúde do idoso, o atendimento de psiquiatria, a saúde da mulher, como lidar com as vagas de cirurgias e articulação de consultas e exames, dentre outros assuntos”.

Outro tópico que será abordado neste curso será o de alto custo. “Daremos dicas para o agente que visita as residências, que auxilia a medicação do paciente, sobre o uso racional do remédio, isso tudo visando sempre aprimorar ainda mais o seu conhecimento e mostrar o quão o agente de saúde é fundamental para a sociedade. E, para fechar teremos um bate-papo sobre hipertensão e diabetes. Buscamos com esses encontros melhorar o atendimento oferecido aos moradores”, pontuou a enfermeira.