Saúde/Educação: Campanha dos Três Bichos já começou nas escolas municipais

Identificar os casos suspeitos de hanseníases e de tracoma e diminuir o número de verminoses em alunos do ensino fundamental. É com esse objetivo que a Prefeitura de Cordeirópolis, por meio da Vigilância Epidemiológica, deu início à “Campanha dos Três Bichos”. A ação já começou e seguirá durante as próximas semanas nas escolas municipais. O trabalho também está sendo desenvolvido pela Atenção Básica, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O público-alvo são crianças e jovens, na faixa etária dos 5 aos 15 anos. Na oportunidade, serão passadas orientações tanto para os estudantes, professores e aos pais sobre as doenças, além de mobilizar toda a população. Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta, folders e cartazes informativos já estão sendo distribuídos nas escolas como forma de esclarecimento. “As crianças serão examinadas pelos profissionais de saúde em busca de prevenir e identificar os casos de Tracoma, além de esclarecimentos de Hanseníase e Verminoses, juntamente com os pais dos alunos. Diante disso, é importante a participação de todos para evitarmos que esses vírus aumentem”, reforçou a enfermeira.

Saiba mais
O que é Tracoma? Tracoma é uma doença dos olhos, causada pela bactéria Clamydia trachomatis que ocorre principalmente nas crianças. Se não for tratada pode prejudicar a visão e evoluir até a cegueira. E os sintomas são: olhos com coceira, lacrimejamento, vermelhos, com irritação, com secreção, sensação de corpo estranho e com intolerância à luz. Em muitos casos, as pessoas não apresentam nenhum sintoma.

O que é Hanseníase? Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo. Os sintomas são dormência nos pés, manchas ou placas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, caroços avermelhados ou castanhos, etc.

O que é Verminoses? As Verminoses são infecções provocadas por parasitas como a Ascaris lumbricoides (lombriga), o Ancilostomideo (amarelão) e Trichuris trichiura (verme chicote), que se instalam no interior do corpo de adultos e crianças. Os sintomas são perda de peso, dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, barriga inchada e sangramentos intestinais. As crianças podem ter retardo no crescimento e dificuldade de aprendizagem.

Se possuir alguns desses sintomas procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para começar o tratamento médico!