Secretaria de Meio Ambiente propõe estudos para recuperação de áreas ambientais de Cordeirópolis

Com base nos levantamentos realizados pela Prefeitura Municipal junto a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), o município possui algumas áreas ambientais contaminadas que precisam de recuperação para evitar danos maiores no futuro dos efeitos nocivos ao meio ambiente. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, algumas dessas áreas já foram registradas pela pasta responsável e já estão em fase de estudos junto aos órgãos competentes. “Existem áreas que ainda precisam de identificação dos responsáveis e acompanhamento no local para ser acompanhado caso a caso. Com a identificação dos responsáveis pelas áreas contaminadas, podemos acompanhar a recuperação, solicitar celeridade e verificar se houve o cumprimento das medidas ajustadas. Essas medidas são essenciais para mitigar os efeitos adversos ao meio ambiente e manter o controle das compensações”, salientou.

Ainda de acordo com Dutra, a recuperação dessas áreas degradadas está intimamente ligada à ciência da restauração ecológica. Para ele, esta restauração ecológica será o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. “Um ecossistema é considerado recuperado e restaurado quando contém recursos bióticos e abióticos suficientes para continuar seu desenvolvimento sem auxílio ou subsídios adicionais. Desta forma, vamos dar continuidade nesses estudos e buscar melhorias que vêm de encontro com as ações preventivas do Programa Município VerdeAzul (PMVA) que consequentemente contribuirá no bem-estar da população”, destacou o secretário.

O que é o Município VerdeAzul?
É um programa lançado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as Prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.