Secretaria de Saúde alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

#OutubroRosa é um símbolo daquilo que deve ser feito, pensado e praticado o ano todo: a prevenção. Adote hábitos saudáveis, faça o autoexame e consulte regulamente o médico. As Unidades de Saúde Básicas de Cordeirópolis estão promovendo atividades para incentivar as mulheres a realizarem o auto exame, facilitando o diagnóstico de qualquer alteração na região dos seios. A programação terá palestras, mobilização nas comunidades e entrega de material informativo.

A secretária de Saúde, Jordana Cassetário, lembra que as mulheres devem fazer o autoexame em casa e se nele detectado qualquer alteração procurar a unidade de saúde mais próxima de casa. “Ao procurar os agentes de saúde, eles darão o encaminhamento para a realização do exame de mamografia. E as mulheres que já estão na faixa etária de 50 a 69 anos de idade devem fazer todo ano o exame de mamografia, pois essa idade é considerada a de mais risco para a saúde da mama”.

Jordana ainda fala da importância da campanha. “Nosso objetivo não é só chamar a atenção das mulheres no mês de outubro, mas sim durante o ano todo. É preciso conscientizar, pois essa doença pode e deve ser prevenida e quando diagnosticada em estágio inicial, a chance de cura de um câncer de mama pode chegar a 90%. Por isso, a importância da prevenção, independentemente da idade; mulheres conheçam seu corpo!”.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é conhecido mundialmente como o mês voltado para ações relacionadas à prevenção e diagnóstico do câncer de mama, com o objetivo de disseminar os cuidados e encorajar as mulheres a realizarem seus exames.

O laço na cor rosa representa a campanha e é o símbolo internacional usado por empresas e organizações na luta contra a doença, e por isso, a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições e monumentos.

Pular para o conteúdo