Secretaria de Saúde orienta sobre o uso de máscaras

Hoje vamos falar de proteção e conscientização. A utilização das máscaras de proteção facial pela população é uma importante ação de prevenção quanto à propagação do novo coronavírus. Desta forma, a Secretaria de Saúde de Cordeirópolis chama a atenção para a importância da utilização desses itens ao sair de casa para frequentar locais com grande fluxo de pessoas.

O objetivo é proteger e evitar que as pessoas que possivelmente estão infectadas, mas não apresentam os sintomas, possam transmitir o vírus para outros cidadãos. A secretária de Saúde, Jordana Cassetário, lembra que esta medida segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Sendo assim, ao sair de casa, o cidadão pode utilizar máscaras feitas em casa ou por artesãos, com tecido desde que sejam higienizadas corretamente. “Às vezes, mesmo que a pessoa consiga fazer o isolamento, é preciso sair de casa para fazer uma compra no supermercado ou ir a uma farmácia. Então, não deixe de utilizá-la e ter sempre por perto álcool gel para higienizar as mãos. Protege quem está usando e as outras pessoas. Quanto menos estiverem doentes, melhor será a capacidade do sistema de saúde para atender casos mais graves”, disse.

Para a diretora de Atenção Básica, Bruna Paula de Carvalho, usar máscaras caseiras também é uma atitude cidadã de respeito ao próximo e ajuda também o meio ambiente, pois pode lavar e reutilizar, evitando assim o uso da máscara descartável que no momento deve ser prioridade para os agentes de saúde. “Essa é uma estratégia que muitos países adotaram, o que contribui para diminuir a disseminação do vírus. Vamos fazer a nossa parte”, destaca a diretora.

Pular para o conteúdo