Segunda Fase do Programa Emergencial beneficia 250 alunos em Cordeirópolis

A Prefeitura Municipal começou no dia 14 de agosto as aulas da segunda fase do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD). Os cursos profissionalizantes estão ocorrendo em diferentes postos da cidade, envolvendo aulas teóricas e atividades práticas que são realizadas como uma espécie de estágio junto aos departamentos da Administração Municipal.

Ao todo, cerca de 250 alunos participam das qualificações em cada curso oferecido pelo programa. São eles:

Atendimento e Telemarketing;
Pintura;
Instalação e Manutenção de Computadores;
Digitalização e Organização de Documentos;
Calceteiro e Conservação de Vias;
Costura;
Manutenção Predial I e Alvenaria.

A coordenadora do PEAD, Amanda Lucke, conta que os alunos estão empenhados e motivados com o novo aprendizado. “Vejo jovens, pais de família e uma grande quantidade de mulheres se dedicando muito para aprender. Todos estão engajados em uma só causa, sair daqui qualificados e preparados para o mercado de trabalho. Sendo assim, este é o momento exato de colocar a “mão na massa” e adquirir todo o conhecimento possível durante as aulas práticas”, disse.

Contrapartida para o município

Como parte fundamental do programa, os aprendizes realizam algumas horas de estágio em diferentes setores públicos. “Além de aprender como funciona cada atividade na prática, os alunos do Programa Emergencial estão contribuindo com o município, como é o caso dos alunos do curso de pintura, que estão aprendendo e colocando em prática as técnicas da profissão nos espaços públicos como a Estação de Tratamento de Água (ETA), que em uma semana já está de cara nova”, contou o prefeito, Adinan Ortolan, orgulhoso do resultado do programa.

Junto aos oficineiros os participantes recebem orientações de acordo com suas habilidades e interesse profissional. Desta forma os alunos são favorecidos com as aulas e, no mesmo instante, cuidam de prédios públicos e alguns serviços prestados à comunidade.

Porta de entrada para o mercado de trabalho

Ainda de acordo com a coordenadora do PEAD, a grande novidade dessa fase do projeto é que alguns participantes já estão se recolocando no mercado de trabalho, o que acaba gerando vagas para os alunos que não entraram na segunda fase pela primeira chamada. “Quando os alunos são chamados para uma oportunidade de emprego logo disponibilizamos a vaga para o curso a outra pessoa. Esta chamada é feita de acordo com a lista de espera de cada curso”, disse a coordenadora.

Alunos já mostram para que vieram

Alguns cursos já iniciaram suas atividades, como os alunos de pintura, que estão cuidando esteticamente da sede da Estação de Tratamento de Água (ETA) na Secretaria de Serviços Públicos. A turma de Digitalização e Organização de Documentos também está prestando serviços no Arquivo Público Municipal, uma experiência nova para a aprendiz, Josenilda Silva Barbosa Correa, 46 anos. “Estou gostando muito desta aula prática. Assim posso conhecer um pouco mais da história da minha cidade e fortalecer minhas habilidades com a organização de documentos. Por conta disso, só tenho a agradecer por esta oportunidade”, contou a aluna.